A CER-MG enviou para a CEF, no dia 5 de outubro de 2020, seguindo o calendário eleitoral, o mapa de apuração e a ata final das eleições em Minas Gerais. O pleito contou com a participação de 6.059 profissionais que elegeram os diretores regionais geral e administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MG (Mútua-MG), respectivamente o engenheiro industrial mecânico Abelardo Ribeiro de Novaes Filho e a engenheira civil Júnia Neves.

Abelardo, que foi reeleito diretor-geral da Mútua-MG com 5.510 votos, espera fortalecer ainda mais o relacionamento com o Crea-MG, as entidades de classe e as instituições de ensino. "Essa parceria é importante para fazermos a divulgação da Mútua para os profissionais, oferecendo sempre os melhores benefícios", destacou. Ele lembrou que a Mútua-MG é a maior em número de associados e que, quase metade dos planos de saúde administrados pela Mútua são de associados mineiros. 

Abelardo

 Já a engenheira civil Júnia Neves, que recebeu 5.045 votos, assume a Diretoria Administrativa da Caixa de Assistência em 1º de janeiro de 2021. Ela explica que sua proposta é dar apoio a toda diretoria e reforçar a imagem da Mútua como braço assistencial do Sistema. "A Mútua é do profissional, dos mutualistas porque parte da ART vem para a Mútua. Estou aberta para ouvir todos os profissionais, os questionamentos e as dúvidas. Espero poder fazer um trabalho cada vez mais próximo de todos os profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências", afirmou.

A Mútua é administrada por uma Diretoria Regional composta pelo diretor-geral, diretor-financeiro e diretor-administrativo, com mandato de três anos, coincidentes com o do presidente do Crea. A eleição do diretor-financeiro será em Plenária regular do Crea-MG, no período de 19 de novembro a 18 de dezembro. Participam da votação, conduzida pela CER, os conselheiros regionais e o voto é facultativo. 

As eleições, que ocorreram em todo o Brasil no dia 1º de outubro, também definiram os presidentes do Confea e dos Creas de cada estado e do Distrito Federal. Em Minas, o engenheiro civil Lucio Borges foi reeleito para Presidência do Crea-MG, gestão 2021/2023, com mais de 80% dos votos. Já o engenheiro civil Joel Krüger, que em Minas recebeu mais de 4 mil votos, foi reeleito para a Presidência do Confea. O resultado final será homologado pelo Conselho Federal.  

Junia Neves