Os profissionais recém-formados dos cursos de engenharia, agronomia e geociências, com até 180 dias de conclusão da graduação, têm um desconto de até 90% no Crea-MG no valor da primeira anuidade, conforme previsto na Resolução 1.066/2015 do Confea. Motivado pelo benefício e também por uma oportunidade de trabalho, o engenheiro civil Gabriel Alves Martins procurou o Conselho logo que se graduou. “Quando me formei em janeiro um profissional aqui da cidade [Santa Efigênia de Minas] me indicou para trabalhar na área e para isso precisava estar registrado. Então fiz o registro provisório e aproveitei o desconto na anuidade”, afirma.

O registro provisório é válido por um ano, período em que o recém-formado deverá apresentar ao Crea-MG o diploma de conclusão do curso. O documento emitido pelo Conselho é indispensável para que o profissional exerça suas atividades técnicas. Segundo o gerente de Atendimento, Registro e Acervo, engenheiro civil Luís Pimenta “O registro é uma exigência legal, pois habilita o profissional a atuar na área. Sem ele, o engenheiro não consegue, por exemplo, emitir a ART, colocando a si e ao seu contratante na ilegalidade”, ressalta.

Para obter o registro provisório, o recém-formado deverá apresentar ao Crea-MG documentos originais e cópias ou cópias autenticadas. Confira a documentação necessária. Já para expedir o registro definitivo, o profissional deve estar também de posse de seu diploma e histórico escolar. Atualmente, em função da pandemia, o Crea-MG sugere ao profissional evitar o atendimento presencial. A documentação poderá ser encaminhada ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Saiba mais na Carta de Serviços

Gabrielengcivil