No dia 1º de outubro de 2020 serão realizadas de maneira presencial as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua. Para que o pleito ocorra com segurança, em função da pandemia da Covid-19, o Crea-MG está adotando as medidas protetivas determinadas pela Comissão Eleitoral Federal (CEF) e pelos órgãos de saúde, visando garantir a integridade dos profissionais e de todos que vão contribuir com o processo eleitoral.

Atento às orientações das autoridades sanitárias para evitar aglomeração, o Conselho estabeleceu horários preferenciais, das 8h às 9h e das 13h30 às 14h30, para os eleitores dos grupos de risco, bem como regras de distanciamento na sala de votação. Em todas as seções eleitorais será obrigatório o uso de máscara. Além dela, os mesários usarão protetores faciais e luvas descartáveis. “As eleições são fundamentais. Estou participando como mesária pela primeira vez. Fui treinada, seguindo protocolos e normas de segurança, para receber os profissionais de forma segura. Estou bastante tranquila”, afirmou a geóloga Érica Regina França Dias. A fim de garantir o cumprimento dessas medidas, todas as seções receberão um kit de EPIs contendo máscaras, luvas, álcool 70%, cartazes com orientações sobre higienização e distanciamento adequado.

A eleição ocorre por meio do voto direto e secreto. Os profissionais de engenharia, agronomia e geociências vão escolher os presidentes do Crea-MG, do Confea e os diretores regionais (administrativo e geral) da Mútua. “A votação vai ocorrer nas unidades do Crea-MG em urnas facultativas em todo o estado. A participação é muito importante”, destacou o coordenador da  Comissão Eleitoral Regional (CER-MG), engenheiro florestal João Paulo Sarmento. Em Minas Gerais, também será realizado o processo consultivo para escolha dos inspetores locais.

Para mais informações sobre o processo eleitoral, confira o site do Crea-MG bit.ly/EleiçõesSistema2020