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O Confea e o Ministério do Desenvolvimento Regional firmaram parceria para desenvolvimento de um projeto piloto que integre as competências dos órgãos e fortaleça o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). O objetivo é prevenir e reduzir riscos de acidentes em obras a partir do intercâmbio de informações entre as intuições e adoção de medidas fiscalizatórias com o propósito de assegurar a melhor execução e eficácia de obras. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) ocorreu, no dia 11 de setembro de 2020, durante a 4ª Reunião do Colégio de Presidentes, realizada por videoconferência.  

Na ocasião, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, exemplificou os benefícios da parceria com os resultados obtidos em Minas Gerais. Ele recordou que, em 2015, a Defesa Civil e o Crea-MG trabalharam de forma sistêmica para prevenir acidentes em obras. “O nosso objetivo era um foco permanente na prevenção, uma ação imediata que evitasse mortes”, destacou. A experiência, considerada vitoriosa pelo secretário, motivou o acordo de cooperação para replicar a parceria também em outros estados brasileiros. “A gente dá o primeiro passo. Eu tenho certeza que, hoje, nós marcamos história na gestão de risco de desastre do Brasil”, enfatizou Alexandre Alves.

O vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-MG, Edilio Veloso, valorizou o acordo e o trabalho da secretaria. Ele reforçou que o Crea-MG “continua à disposição para continuar este trabalho de apoio e parceria com essa secretaria que faz, incansavelmente, todo esforço para nos proteger e proteger a vida de cada cidadão”.  

Assista a reunião