Ouça na Rádio Crea-Minas ou leia na íntegra

O Portal da Transparência do Crea-MG teve 24.117 visualizações entre janeiro e dezembro de 2019. O conteúdo mais acessado foi relacionado a licitações, com 2585 acessos. Também houve buscas sobre a estrutura organizacional do Conselho, informações sobre registros, relatórios de gestão e de fiscalização e sobre o chamamento público. Os dados estão disponíveis no relatório anual que apresenta os resultados das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria do Crea-MG. O volume mostra boa adesão do público a um direito, previsto na Lei de Acesso à Informação 12.527 de 2011. O ouvidor-geral do Conselho Holnem Leite Fernandes explica que o acesso aos dados amplia o interesse dos profissionais e cidadãos sobre a gestão do Crea-MG e os serviços prestados pelos canais de atendimento.

Holnem Leite Fernandes - A gestão do Crea-MG prima pela transparência na divulgação dos dados, porque considera fundamental realizar a prestação de contas à sociedade. Lembrando que a transparência é uma ferramenta importante para o fortalecimento da democracia e que a lei de acesso à informação garante ao cidadão o acesso às informações públicas.

A Lei da Transparência cumpre também o compromisso firmado pelo Brasil à comunidade internacional, em vários tratados e convenções. No portal do Crea-MG, todos têm acesso a informações sobre convênios, legislação, como decisões de plenário e atos administrativos e normativos, planejamento e resultados, orçamento, receitas e despesas do Crea, licitações e contratos, além de auditorias.

Holnem Leite Fernandes -  Sendo que o acesso é bem simples e os dados estão disponíveis de forma clara. Basta acessar o site do Crea-MG, que é o www.crea-mg.org.br e ir na aba Transparência.

A ouvidoria também recebeu pedidos de informação por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão – e-SIC. A plataforma permite que qualquer pessoa, física e jurídica, encaminhe solicitações de dados que não constem no Portal de transparência do Crea-MG, consulte as respostas e envie recursos quando sentir que não foram satisfatórias.