A Comissão Eleitoral Regional de Minas Gerais (CER-MG) realizou reunião extraordinária para definir a ordem dos candidatos na cédula de votação. No encontro, que ocorreu no dia 28 de maio de 2020, também foi discutida a retomada das reuniões presenciais, bem como um novo calendário de ações da CER.

A ordem dos candidatos a presidência do Crea-MG e diretoria administrativa da Mútua foi determinada por sorteio, após o julgamento dos últimos recursos relativos a candidaturas para presidências dos Creas e diretoria das Mútuas serem analisados pela Comissão Eleitoral Federal (CEF), nos dias 21 e 22 de maio. No caso das Inspetorias com mais de uma chapa inscrita foi o sorteio ocorreu em 11 de maio.

Todas as deliberações da CEF foram referendadas pelo Plenário do Confea. Assim, das 246 candidaturas registradas, inclusive para o cargo de presidente do Confea, 215 foram deferidas, 28 indeferidas e três renunciaram. Entre as 215 deferidas, constam 12 candidaturas em trâmite judicial. Confira a relação de todos os processos, publicados em edital da CEF.

Eleição

O pleito, que seria no dia 3 de junho, foi adiado para 15 de julho, em função da pandemia do novo coronavírus. A decisão do Plenário do Confea foi publicada no último dia 11, acatando deliberação da Comissão Eleitoral Federal (CEF). A decisão alterou todo o calendário eleitoral. (Decisão Plenária 535/2020 e Deliberação CEF nª 91/2020 ).

Este ano, a votação será feita por meio de cédulas impressas, recolhidas em urnas de lona cedidas pelo TRE-MG. Em Minas Gerais, serão utilizadas duas cédulas, uma para a escolha dos presidentes do Confea, dos Creas e diretoria da Mútua e outra para eleição dos inspetores.

Para o dia da votação, a CER-MG já providenciou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para mesários, bem como álcool em gel. Também serão tomadas medidas para manter o distanciamento entre os eleitores e haverá um horário exclusivo para pessoas do grupo de risco. As medidas estão previstas na Deliberação CEF 57/2020.

Por sorteio, ficou definida a seguinte ordem nas cédulas:

Diretor-Administrativo Mútua

71 - Junia Neves