Pesquisar no site...

Novo calendário eleitoral, logística para a realização do pleito e sorteio do número das chapas de inspetores para Arcos, Muriaé e Uberaba foram os assuntos tratados pela Comissão Eleitoral Regional do Crea-MG (CER-MG). A reunião ocorreu, por videoconferência, no dia 14 de maio de 2020.

O pleito, que seria no dia 3 de junho, foi adiado para 15 de julho, em função da pandemia do novo coronavírus. A decisão do Plenário do Confea foi publicada no último dia 11, acatando deliberação da Comissão Eleitoral Federal (CEF). A decisão altera todo o calendário eleitoral. ( Decisão Plenária 535/2020 – Aprovou o novo Calendário Administrativo proposto na Deliberação CEF 91/2020)

Este ano, a votação será feita por meio de cédulas de papel recolhidas em urnas de lona cedidas pelo TRE-MG. Em Minas Gerais serão utilizadas duas cédulas, uma para a escolha dos presidentes do Confea, dos Creas e diretoria da Mútua e uma outra para eleição dos inspetores.

Na oportunidade, foi discutida também a instauração de processo administrativo para apurar supostas propagandas irregulares. 

Inspetores

O coordenador-geral assistente da CER-MG, Rubens Jardim, explica que a eleição para inspetores é um processo consultivo e segue normativo específico, aprovado pelo Plenário do Crea-MG. "Em Minas Gerais realizamos eleição direta para inspetores, e ela é regulada pelo Crea-MG. Por isso, para esse pleito, não cabe recurso à CEF. O Plenário do Crea-MG é a última instância e, em função da pandemia do novo coronavírus, alguns recursos foram julgados ad referendum”, afirmou Rubens.

Ele destacou ainda que, em relação à eleição de inspetores, não há nenhuma providência a ser tomada até a data do pleito. Todos os prazos foram cumpridos e não há mais possibilidade de recursos.

O sorteio do número para as Inspetorias de cidades que tiveram mais de uma chapa homologada pela CER-MG foi realizado online.

Os números ficaram assim:

Inspetoria de Arcos

CHAPA Nº 1 composta por: Breno Henrique Rodrigues Freitas, Lucas Miller Oliveira e Kennedy Wanderson Calixto. 

CHAPA Nº 2 composta por: Mateus Santiago da Silva, Carla Daniela Chagas e Wdaydson Alberto Guimarães. 

Inspetoria de Muriaé

CHAPA Nº 1 composta por: David de Souza Aguiar, Erlenson Souza da Silva e Jorge Célio Fraga Godinho. 

CHAPA Nº 2 composta por: Lucas Duarte de Melo, Mário Henrique Peçanha Ramos e Fellipe de Oliveira Garbelini. 

Inspetoria de Uberaba 

CHAPA Nº 1 composta por: Edilmar Luiz Moreira de Carvalho, Jéssica Batista da Silveira e Ismael Avelar Ferreira. 

CHAPA Nº 2 composta por: Cláudio Antônio de Oliveira, Wellinton Ferreira de Morais e Lisandro de Assis Ribeiro.

Medidas preventivas

Durante a reunião, também foram discutidas as providências em relação ao dia da votação para evitar a propagação do novo coronavírus. A CER-MG providenciou a compra de EPIs para mesários, bem como de álcool em gel. Também serão tomadas medidas para manter o distanciamento entre os eleitores e haverá um horário exclusivo para pessoas do grupo de risco. As medidas estão previstas na Deliberação CEF 57/2020

Participação

Participaram da reunião o coordenador da CER, engenheiro de produção Eber Luiz Padrão França; o coordenador-adjunto, engenheiro florestal João Paulo Mello Rodrigues Sarmento; e os titulares da CER, engenheira civil Maria Angélica Arantes de Aguiar Abreu, engenheiros eletricistas Igor Braga Martins e José Raposo Barbosa. Além dos membros da Comissão de Apoio à CER-MG, Rubens Jardim e Filipe Ribeiro Goulart, e a representante da Gerência de Comunicação e Publicidade, Adriana von Krüger.

Outras informações na página da CER-MG