O Confea realizou, no dia 11 de maio de 2020, sessão plenária extraordinária virtual para tratar, exclusivamente, do calendário eleitoral de 2020 do Sistema Confea/Crea e Mútua, que sofreu alterações devido à pandemia do novo coronavírus. Agora, conforme a Decisão Plenária nº 535/2020, as eleições gerais ocorrerão em 15 de julho deste ano. Também o prazo para os profissionais se regularizarem foi ampliado.

De acordo com o presidente em exercício do Confea, engenheiro civil Osmar Barros, as decisões do Conselho Federal têm sido pautadas pelas recomendações das autoridades de saúde e dos governos federal, estaduais e municipais. “A Comissão Eleitoral Federal (CEF) tem feito análises muito competentes de como têm sido as tomadas de decisões nas diversas esferas de governo”, afirmou Barros, ao explicar que a Sessão Extraordinária foi uma solicitação da Comissão, para que os conselheiros apreciassem a proposta deliberada na semana passada.

O conselheiro federal coordenador da CEF, engenheiro agrônomo João Bosco, explicou que a Comissão chegou à data de 15 de julho após levantamento feito junto a todos os Regionais, e análise de decretos e outros normativos que as diversas esferas de governança vêm estabelecendo. “O Plenário aprovou o calendário proposto pela Comissão em um ato de muita responsabilidade, pensando principalmente na saúde de todos os atores, mas também no cumprimento da legislação que diz respeito à renovação democrática do Sistema”, afirmou, antes de alertar que, mesmo com a nova data definida, a CEF permanecerá atenta ao desenvolvimento da pandemia.

Confira o novo calendário eleitoral:

Ação

Data original

Nova data proposta

Prazo para profissionais quitarem eventuais débitos junto Crea para poderem votar

4/5/2020

15/6/2020

Eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua

3/6/2020

15/7/2020

Prazo para Comissões Eleitorais Regionais encaminharem à CEF o mapa geral de apuração e a ata final da eleição

8/6/2020

20/7/2020

Prazo para a CEF consolidar os dados e informações e encaminhar ao Plenário do Confea a proposta de homologação dos resultados das Eleições 2020

23/6/2020

7/8/2020

Homologação do resultado das eleições pelo Plenário Federal

26/6/2020

14/8/2020

Divulgação dos resultados homologados

29/6/2020

17/8/2020

Este ano, os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua votam para os cargos de presidentes do Confea e dos Creas e para diretores gerais e administrativos das Caixas de Assistência regionais.

Minas Gerais

Como em todo Brasil, em Minas Gerais a votação ocorrerá, no dia 15 de julho, das 8h às 19h, sem interrupção, na sede do Crea-MG, nas inspetorias, nos escritórios de representação, além de alguns outros locais, como entidades de classe e órgãos públicos.

Outras informações na página da CER-MG

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea