A preocupação do Sistema Confea/Crea e Mútua com a pandemia do novo coronavírus levou a Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Con77Soea) a sugerir, no dia 6 de maio de 2020,  o adiamento da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, inicialmente marcada para 2 a 5 de agosto, e agora prevista para o período de 23 a 26 de novembro, em Goiânia, conforme proposta a ser encaminhada à Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e ao plenário do Confea. Durante a sessão plenária realizada no dia 30 de abril, havia sido definida a suspensão temporária das inscrições e das demais regras gerais relativas ao evento.

“Acredito que tenha sido uma decisão correta, onde procuramos manter o otimismo para a realização do evento mais tradicional da Engenharia e da Agronomia brasileiras”, declarou o presidente em exercício do Confea e coordenador da Con77Soea, engenheiro civil Osmar Barros Jr. Segundo ele, com a decisão, será possível estabelecer parâmetros mais consistentes para confirmar o novo calendário do evento. “Temos esse prazo por questões contratuais, e acreditamos que até lá já tenhamos um panorama mais definido deste cenário para que possamos confirmar a realização do evento em novembro”, afirmou.

Além da alteração da programação, o presidente do Crea-GO, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, explicou que a Soea de Goiânia deverá ser reestruturada para atender às orientações sanitárias implementadas nos diversos estados e municípios. “Vamos ter higienização, desinfecção. Esse será certamente um dos principais aspectos dessa nova era”. Paralelamente, a 77ª Soea também será marcada “pela inovação, pela tecnologia, pela técnica e pela cultura”, como garante o presidente do Crea-GO.

Reunião

A terceira reunião ordinária da Con77Soea foi realizada por meio de teleconferência e coordenada pelo presidente em exercício do Confea. Participaram o presidente do Crea-GO, Francisco Almeida; presidente em exercício do Crea-TO, engenheiro ambiental, Benjamim Frederico Anders; coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), engenheiro civil João Carlos Pimenta; conselheiro federal e coordenador da Comissão do Mérito, engenheiro mecânico Carlos de Laet Simões Oliveira; representante do Cden engenheiro civil Francisco José Teixeira Coelho Ladaga; coordenador nacional representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas, engenheiro eletricista Luiz Antônio Latrônico; representante do Contecc, conselheiro federal engenheiro eletricista Jorge Luiz Bitencourt da Rocha; superintendente substituto de Estratégia e Gestão, Felipe Pasqualini; assistente da Con77Soea, Marcos Magalhães; presidente interino da Mútua, Cláudio Calheiros; gerente de comunicação da Mútua, Margareth Vicente; secretária executiva da Soea no Crea-GO, Abadilene Marques, e representante da Gerência de Tecnologia da Informação do Confea, Fernando Henriques.