Como parte das atividades do Projeto Ponte Digital, o Crea-MG iniciou, em 28 de abril de 2020, o treinamento para os assistentes administrativos. Ao todo, 103 funcionários estão sendo treinados por 11 multiplicadores que foram capacitados, em março, na metodologia e didática sobre o Sitac para repassarem as informações. Essa é a primeira vez, no Conselho, que um treinamento está sendo realizado por meio de videoconferência. A medida protetiva, preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de evitar atividades com aglomerações de pessoas visa a conter a propagação da Covid-19.

Em cada sala virtual estão sendo treinadas, em média, seis pessoas. A assistente administrativa da Inspetoria de São Sebastião do Paraíso Dinoércia Paschoini está aproveitando a oportunidade para conhecer as funcionalidades do Sitac. "Estou aprendendo sobre o novo sistema que vai fazer parte do meu dia a dia de trabalho, ou seja, minha ferramenta. Por enquanto, conheci a interface do Sitac, como ele é, como fazer protocolo e como vai ser a parte de registro profissional", explicou.

Para a assistente administrativa da Inspetoria de Frutal, Giovanna Custódio, o treinamento tem sido proveitoso. “Iniciamos com o assunto protocolo, comum a todos, posteriormente farei o treinamento nos procedimentos referentes a empresas. [Este treinamento] é de extrema importância para que todo o processo de implementação do Sitac ocorra normalmente”, destacou.

Já o assistente da Inspetoria de Contagem Daniel Miranda afirma que agora está entendendo mais os benefícios que o novo sistema vai trazer. “O Sitac vai agilizar nosso trabalho, nos ajudar internamente e, principalmente, o profissional, pois ele terá um atendimento online, que é muito necessário nos dias de hoje”, apontou.

O treinamento será realizado  até o dia 22 de maio. Além de protocolo e empresas, os assuntos tratados são  ART, CAT, público externo, profissional e sociedade. O assistente administrativo da Inspetoria de Juiz de Fora, Leandro Elerati de Abreu, é um dos multiplicadores que ministra o conteúdo. Segundo ele, o treinamento tem sido produtivo, mas também desafiador. "Os principais desafios são as limitações técnicas que surgem na videoconferência, às vezes um espelhamento de tela que gera uma lentidão. Então é importante ter um equipamento bom e uma internet boa. Acredito que o uso da videoconferência será uma situação que a gente vai vivenciar com mais frequência daqui para frente. Vejo isso como uma forma positiva porque gera uma integração maior e fica mais fácil o acesso a locais mais distantes para fazer reuniões e treinamentos", enfatizou.

Avaliação

Segundo o gerente de Recursos Humanos do Crea-MG, Lucas Tavares de Oliveira, após o encerramento do treinamento, será disponibilizada uma avaliação aos assistentes administrativos com o objetivo de identificar possíveis dúvidas. “Com essa etapa concluída, o RH vai informar qual o tutor ficará responsável por esclarecer possíveis dúvidas nos fóruns disponibilizados em nossa plataforma de ensino. Na sequência, encaminharemos a todos um vídeo dos assuntos abordados para que possam aprender ainda mais sobre o Sitac/Versão MG”, explicou.

Sitac/Versão MG

O Sitac/Versão MG é uma ferramenta corporativa que visa a trazer mais agilidade, segurança e comodidade para aqueles que utilizam os serviços do Crea-MG. O novo sistema faz parte do projeto Ponte Digital, que abrange ações de modernização e otimização do atendimento.