Ouça na Rádio Crea-Minas ou leia na íntegra

O Núcleo Santa Luzia do Crea-Minas Júnior está recebendo doações de acetato ou folha de PET. Os materiais serão repassados para o Instituto Federal de MG para confecção de protetor facial médico, que será doado para hospitais. Este equipamento é um reforço importante às EPIs, determinantes para evitar a contaminação da Covid-19 em profissionais da saúde. Esta mobilização é uma entre tantas realizadas pelo programa, que completa em abril 20 anos de história. A articulação começou com estudantes de escolas de engenharia de Belo Horizonte, que levou a proposta ao Conselho. E então, no dia 23 de abril de 2000, foi instituída através de Decisão Plenária a Comissão Especial Crea Júnior. Quem explica o primeiro coordenador, então graduando de engenharia civil Rômulo Andrade Lopes. 

Rômulo Andrade Lopes: Não só reunindo lideranças estudantis, como também líderes de empresas juniores, que tiveram grande papel na construção do Crea Jr-MG. E assim entendemos qual seria o principal papel desta comissão. Creio que essa semente tão bem plantada surte bons frutos até hoje. 

Desde então, o programa se expandiu e conta com 700 colaboradores vinculados a 120 instituições de ensino superior, localizadas em 56 cidades mineiras e em 17 estados. Com esta força, foram realizadas cerca de 600 ações que impactaram diretamente mais de 60 mil pessoas em Minas Gerais. Uma das ações mais importantes é o Seminário de Jovens Lideranças. Realizado anualmente, tem como objetivo promover a formação de líderes e integrar os jovens ao Sistema Confea/Crea. A presidente estadual do Crea Jr-MG e coordenadora nacional dos Creas Juniores, graduanda em engenharia civil Thainá Prando Basto destaca outros valores do programa. 

Thainá Prando Basto: É importante ressaltar que estas atividades buscam trabalhar também o desenvolvimento de conhecimentos técnicos e acadêmicos, bem como promover uma capacitação pessoal, tornando estes estudantes mais preparados para atuarem no mercado de trabalho. Hoje, com esta pandemia nós temos buscado realizar atividades que tragam benefícios à população, como a arrecadação de material para a confecção de máscaras e também doações de alimentos. 

Em 20 anos, o Crea Jr-MG se consolidou como maior programa de formação de lideranças da área tecnológica. O grupo promove discussões, debates, palestras e seminários sobre legislação e ética profissional, além de ações sociais e visitas técnicas sobre temas relacionados às diversas profissões regulamentadas pelo Conselho – engenharia, agronomia, geografia, geologia e meteorologia. Mais informações pelo telefone 34 98854 4051 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.