O Crea-MG foi criado em 23 de abril de 1934, por meio de Resolução do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, com o intuito de regulamentar e fiscalizar o exercício profissional da engenharia. Com o passar do tempo, novas modalidades surgiram e foram incorporadas ao Sistema Confea/Crea. Atualmente, o Crea-MG fiscaliza o exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

O vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-MG, engenheiro mecânico Edilio Veloso, afirma que o Conselho tem uma atuação aberta ao diálogo com os diversos setores que compõe a sua base. “Nossa prioridade é a garantia do pleno exercício das profissões e o direito de toda a sociedade a uma engenharia de qualidade. Prova disso, é que, no ano passado, 70% das autuações forma para empresa sem registro e por falta de profissional habilitado”, destaca Edilio.

Nesses 86 anos, a atuação do Conselho foi marcada por uma evolução constante e ampliação de sua presença nos meios digitais. E, hoje, com o distanciamento social, para conter a pandemia do novo coronavírus, o Conselho implantou o atendimento remoto ou, quando necessário, por agendamento, além de disponibilizar a atendente virtual Ana, para ajudar com algumas questões. O Crea-MG continua trabalhando para atender às demandas dos profissionais, das empresas e da sociedade.

Ponte Digital - Em 2019, o Crea-MG iniciou um movimento baseado na revisão de processos e da forma como entregamos nossa proposta de valor. Daí nasceu o Ponte Digital, um projeto que une tecnologia e pessoas para transformar nossa cultura, a forma de prestarmos os serviços, de atendermos e de nos relacionarmos com os profissionais, as empresas e a sociedade.

Uma grande mudança trazida pelo Ponte Digital é a implantação de um novo sistema de serviços, o Sistema de Informações Técnicas Administrativas – Sitac/Versão MG, que é um compromisso do Conselho para 2020.

Saiba mais sobre o Ponte Digital