O Crea-MG tem realizado, desde setembro de 2019, uma série de ações e treinamentos para capacitar gestores, supervisores e empregados, preparando-os para implantação do novo sistema corporativo, o Sitac/Versão MG. Em março, foi a vez do treinamento técnico e o de multiplicadores na sede do Conselho.

Segundo o vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-MG, engenheiro mecânico Edilio Ramos Veloso, cada etapa tem mostrado que o Conselho está evoluindo bem para a implementação e modernização do sistema. “É importante sempre melhorarmos os nossos sistemas e processos em termos de agilidade, flexibilidade e transparência. Esse é o sucesso que esperamos do projeto”, destacou.

O treinamento técnico, que ocorreu nos dias 11 a 17 de março, consistiu em transmitir informações sobre o sistema a 70 funcionários, dando suporte para o funcionário desenvolver suas habilidades técnicas. A grade foi flexibilizada, abordando  conhecimentos específicos de cada área.  Já o treinamento dos multiplicadores foi realizado nos dias 03, 04, 09 e 10 de março. Aproximadamente 30 funcionários foram capacitados na metodologia, didática e aprendizagem de adultos.

Na primeira semana, foram treinados os funcionários da sede e região metropolitana de Belo Horizonte; na segunda, os do interior. Também participaram pelo menos um fiscal e um supervisor de cada região. Segundo o superintendente de Planejamento, Gestão e Tecnologia do Crea-MG, Cesar Paiva, que é o gerente do projeto Ponte Digital, “como a aprendizagem organizacional é, hoje, a verdadeira vantagem competitiva, eles  serão os responsáveis por treinar a equipe do Crea-MG na operacionalização do novo sistema, otimizando assim processos, gerando mudanças e alavancando inovações no atendimento para profissionais e empresas”, ressaltou.

A técnica da Gerência de Tecnologia da Informação, Shirley Alves de Souza,  aprovou o treinamento dos multiplicadores. “Na apresentação, nos foi passado orientações, formas e técnicas para conseguir repassar o conhecimento demandado. Penso que vai facilitar o trabalho das pessoas e dos profissionais”, afirmou.

Expectativas

“Acredito que teremos uma evolução muito grande, um melhor atendimento aos profissionais e a toda sociedade, além de uma agilidade na condução dos processos de fiscalização.” - Higino Maurício da Costa - Fiscal Nível Técnico III. Região Norte – Pirapora

“O Sitac é um sistema bem completo que irá atender todas as nossas necessidades. E, apesar de completo, ele é bem simples de se utilizar, sendo que muitos de seus comandos não requerem nenhum conhecimento prévio. Destaco como vantagem a utilização de apenas uma ferramenta para executarmos nossos serviços do dia a dia, pois hoje utilizamos vários programas”. - Guilherme de Assis Gonçalves - Fiscal de Nível Superior. Região Leste – Governador Valadares

“Minha expectativa é elevada com a implantação do Sitac, pois acredito que este novo sistema irá agilizar com eficácia os procedimentos e processos de atendimento e fiscalização, tanto no que tange os profissionais e empresas do sistema, quanto nós, funcionários do Crea-MG” - Leandro Elerati de Abreu - Assistente Administrativo. Região Sudeste – Juiz de Fora

“Acredito que será um marco na prestação de serviços para os profissionais, empresas e sociedade em geral.” - Thiago Aparecido Cid - Assistente Administrativo. Região Sul – Pouso Alegre

“Vivemos em tempos modernos onde há necessidade de redução de papel, otimização e modernização de sistemas. A implantação do Sitac no Crea-MG proporcionará ao Conselho melhor integração entre profissional, sociedade e autarquia dando maior agilidade e unificação de procedimentos.” - Cárita Silva Garcia Oliveira - Encarregada da Inspetoria de Uberaba. Triângulo – Uberaba

Ponte Digital

Com treinamentos realizados em março, a equipe de gestão comemorou o avanço de mais um dos marcos do Ponte Digital. O Projeto iniciou-se com a consolidação do Planejamento Estratégico, prosseguiu para revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI); contratação de solução tecnológica; comunicação com os públicos interno e externo; sensibilização para conselheiros, inspetores, funcionários de todos os setores do Conselho e engenharia reversa. Esse processo de mudança tem sido conduzido de forma segura e responsável. A cada etapa cumprida, o Conselho avança para a fase seguinte e a implantação do novo sistema corporativo será realizada após testes e homologação, de forma a garantir a segurança nos dados que o projeto necessita. Atualmente, em meio à pandemia da Covid-19, muitas atividades estão sendo desenvolvidas e entregues por meio do trabalho remoto.

O Sitac/Versão MG faz parte do projeto Ponte Digital, que abrange ações de modernização e otimização do atendimento.  O movimento é baseado na revisão de processos e na forma de entregar a proposta de valor. O projeto une tecnologia e pessoas para transformar a cultura e as formas de prestação de serviços, de atendimento e de relacionamento com os profissionais, empresas e sociedade. O novo sistema oferecerá a migração das atuais 17 soluções para um único sistema corporativo.

Adotado em 14 Creas nos últimos 5 anos, o Sitac promove diversas melhorias, como a de alocação de equipes; mais velocidade na obtenção de informações; maior alinhamento com o Sistema Confea/Crea e Mútua e assertividade nas cobranças; redução de custos de processamento; diminuição das inconsistências do cadastro de profissionais; bem como a redução do tempo de espera e melhoria do atendimento.

Treinamento Ponte Digital

Confira as fotos do treinamento