Devido à pandemia da Covid-19 e ao necessário isolamento social, o Crea-MG suspendeu, por tempo indeterminado, a execução dos projetos das entidades de classe aprovados no Chamamento Público. A decisão foi tratada na Portaria 68 de 19 de março de 2020.

De acordo com a Portaria, fica suspensa a utilização de quaisquer recursos já repassados, a partir de sua referida data de assinatura. Segundo o diretor de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro civil Álvaro Eduardo Goulart, os prazos anteriormente definidos estão suspensos. “O Crea atento às orientações da Organização Mundial de Saúde sobre o Covid-19 suspendeu o prazo para que as entidades pudessem segui-las sem que houvesse prejuízo de seus projetos. É o Crea atento as suas entidades de classe”, destacou.

O Conselho já repassou até o momento R$ 1.272.068,04 a 22 projetos, dos 28 selecionados no Edital de 2019. Conforme a Portaria, as entidades que receberam os recursos permanecem com as obrigações contidas no Edital e no plano de trabalho aprovado, ficando suspensa a utilização deles. Quando a situação voltar ao normal, as entidades devem revisar o cronograma de suas atividades.

Chamamento Público - O Chamamento Público tem por objetivo selecionar entidades de classe para concessão de apoio financeiro direcionado à execução de projetos de interesse do Crea-MG. Os projetos aprovados no Chamamento Público atendem ao objetivo de incentivar o aperfeiçoamento das profissões registradas no Sistema Confea/Crea, o fortalecimento das ações de fiscalização do Conselho, a divulgação do Código de Ética Profissional e legislação da área, além da conscientização sobre a importância do registro profissional e da ART e acervo técnico.