Cerca de 100 obras serão fiscalizadas, em Varginha, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) até o fim desta semana. A blitz, iniciada ontem, 16 de março de 2020, conta com uma equipe formada por quatro fiscais. O objetivo é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pela Inspetoria de Varginha.

Durante a blitz, os fiscais verificam a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. O supervisor da Regional Sul do Crea-MG, Edson Souza Leite, explica que o foco no segmento da construção civil será multimodal, fiscalizando, além da engenharia civil, também as modalidades elétrica e mecânica, com destaque para segurança do trabalho e sondagens quando identificadas nos empreendimentos. “A fiscalização é de suma relevância para sociedade à medida em que visa afastar a atuação de pessoas inabilitadas das atividades que requerem conhecimento técnico-científico para sua segura realização”, afirma.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, explica que a adoção desse modelo, implantado já há dois anos, potencializa as fiscalizações do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

Na última blitz em Varginha, realizada em março do ano passado, foram verificados 118 empreendimentos na cidade e expedidos 29 autos de infração. Em 2019, o Crea-MG realizou 76 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. A fiscalização do Conselho é focada no exercício e atividade profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.