O  Seminário Eleitoral Federal Confea/Crea e Mútua ocorreu nos dias 02 e 03 de março de 2020, no Hotel San Marco, em Brasília. O evento teve participação de 120 coordenadores, adjuntos e assistentes das Comissões Eleitorais Regionais (CERs). O coordenador da CEF, conselheiro federal engenheiro agrônomo João Bosco Andrade, define a importância do Seminário Eleitoral Federal. “Vamos tentar uniformizar procedimentos, levando as informações para as comissões dos 27 Creas, estreitando os contatos e as instruções necessárias para que tenhamos eleições com lisura e procurando sanar as dúvidas, sobretudo, no âmbito interno”, ressaltou.

A programação do seminário consistiu em apresentação do processo eleitoral, apresentação do regulamento eleitoral e estudos de casos polêmicos e dificuldades  no processo eleitoral. O evento contou com as palestras Combate a corrupção eleitoral Responsabilidade dos agentes públicos no processo eleitoral. Ambos os dias foram finalizados com debate e dúvidas.

De Minas, participaram os cordenadores da Comissão Eleitoral Regional do Crea-MG, engenheiro de produção Éber França e engenheiro florestal João Paulo Sarmento, os membros da Comissão de Apoio Lucas Tavares de Oliveira e Rubens Jardim, além do conselheiro federal por Minas Gerais, engenheiro civil Gilson Queiroz.

Eleições

As eleições vão definir os presidentes do Confea, Creas e diretores regionais (administrativo e geral) da Mútua. Mais de 1 milhão de profissionais de engenharia e geociências de de todo o Brasil vão votar no dia 03 de junho de 2020. Os mandados são de três anos, iniciando em 2021, e os cargos são honoríficos. Em Minas Gerais, também serão escolhidos os inspetores das comissões executivas para as 64 inspetorias do estado por voto direto dos profissionais.

A candidatura dos profissionais interessados em pleitar um os cargos pode ser registrada até 06 de março de 2020. Para tal, é necessário estar em pleno exercício dos direitos civis, políticos e profissionais, e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea e Mútua.

interna seminarioeleitoral

Informações e fotos: Comunicação do Confea