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Com o objetivo de ampliar a participação e garantir um pleito mais democrático, a Comissão Regional Eleitoral (CER), do Crea-MG, deliberou na reunião do dia 18 de fevereiro de 2020 a alteração da alínea “e” do artigo 30 do Regulamento Eleitoral do Processo Eleitoral Consultivo que determinava ser necessário três anos de registro no Conselho para ser candidato a inspetor. Agora, para se candidatar ao cargo, basta ter registro e estar em dia com o Conselho. A homologação da retificação foi aprovada na reunião plenária de 20 de fevereiro, com 81 votos favoráveis, um contrário e sete abstenções.

Eleições Sistema Confea/Crea e Mútua 2020 

As eleições do Sistema Confea/Crea e Mutua serão realizadas em 3 de junho deste ano, quando os profissionais de engenharia, agronomia e geociências vão escolher, pelo voto direto, os presidentes do Conselho Federal (Confea) e do Crea-MG, e os diretores regionais (administrativo e geral) da Mútua/Caixa de Assistência - MG.

Em Minas Gerais, além desses cargos, os profissionais vão escolher os inspetores das comissões executivas para as 64 inspetorias distribuídas em todo o estado. Embora a Lei 5.194/1966 estabeleça que os Conselhos Regionais devem nomear os inspetores, no Crea-MG, eles também têm sido escolhidos pelo voto direto dos profissionais.

As eleições diretas ocorrem no Sistema Confea/Crea desde 1993, buscando garantir maior participação e transparência. Os mandatos são de três anos e os cargos são honoríficos. Os eleitos exercerão mandato no triênio 2021/2023. 

Informações

Confira as informações sobre o processo eleitoral e o regulamento específico para as inspetorias no site do Crea‑MG.