O papel do Conselho e a fiscalização foram temas de destaque no encontro promovido pelo Crea-MG com profissionais em Pouso Alegre. A reunião, realizada também em outras cidades, tem o objetivo de intensificar o diálogo e conhecer as demandas locais. O encontro, que reuniu cerca de 35 profissionais, ocorreu no Sinduscon-Sul,  no dia 17 de fevereiro de 2020.

Na oportunidade, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, explicou que “para o Conselho, mais do que atender a exigência legal, a presença de profissionais habilitados na condução dos serviços e empreendimentos garante à sociedade e à contratante as melhores soluções, respeitando o bem-estar social e humano, especialmente o coletivo, os critérios de segurança e o equilíbrio ambiental".

O inspetor-chefe, engenheiro geólogo Leonardo Correia Mariano, acredita que a presença do Crea-MG no interior é muito importante para ampliar o debate a respeito, principalmente, da fiscalização. Para ele, a revisão de normativos do Confea como a Resolução 1.047/2013, que trata da fiscalização, precisam ser aprimorados. “Queremos realizar um workshop aqui em Pouso Alegre, para profissionais, com o objetivo de discutir a fiscalização das 28 cidades da jurisdição. O Crea-MG realiza ações de fiscalização para a segurança da engenharia e da sociedade.”, ressaltou Leonardo.

O engenheiro civil e presidente da Associação de Engenheiros de Pouso Alegre e Região Fernando de Barros Magalhães entende que “encontros como esse servem para mostrar a importância do Conselho aos profissionais e entender as demandas, desafios e necessidades dos profissionais da engenharia no interior”.