Os representantes do Crea-MG, liderada pelo presidente do Regional mineiro, Lucio Borges, percorreram diversos gabinetes, durante a ação parlamentar promovida pelo Confea.A comitiva de Minas esteve com os deputados Fabiano Tolentino, Leonardo Monteiro, Fábio Ramalho, Marcelo Aro, Mauro Lopes, Emidinho Madeira, Patrus Ananias e Zé Victor.O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, destacou o trabalho feito junto à bancada mineira no período da manhã, a fim de sensibilizar sobre a PEC 108/2019 e outros projetos importantes para o Sistema. “É a oportunidade que temos de sensibilizar os deputados e os senadores sobre temas importantes para as engenharias”, declarou Lucio.

Já o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, na abertura do evento, falou sobre alguns dos projetos que estão na agenda parlamentar do Sistema como PEC 108/2019, engenharia como carreira de estado, federalização do plenário do Confea, criminalização do exercício ilegal da profissão, qualidade do ensino e Lei de Licitações. Estavam presentes mais de 350 políticos e profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências que lotaram o auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, na manhã do dia 13 de fevereiro de 2020.

Em seu pronunciamento, Joel Krüger chamou atenção dos presentes para a Proposta de Emenda Constitucional que propõe a desregulamentação do poder de polícia e de fiscalização dos conselhos profissionais. “Nossa preocupação é grande com a PEC 108/2019, principalmente agora que o assunto ganha atenção prioritária do governo federal. Desregulamentar as profissões irá  gerar prejuízos para a sociedade que ficará desprotegida”, alertou.

Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Profissionais, deputado federal por Minas Gerais Rogério Correia, “Vocês estão fazendo o que deve ser feito  para a defesa dos profissionais e do povo brasileiro”, disse, conclamando a “barrar” o andamento da PEC, novamente colocada como prioridade pelo governo. Essa PEC aposta na desordem, na precarização dos serviços e na insegurança generalizada, já que o Estado não faria essas atividades que deixariam de ser feitas pelos conselhos profissionais”. Correia afirmou que agendará com os presidentes da Câmara e do Senado e pediu apoio já garantido pelo presidente Joel Krüger, ao PL 550/2019, que versa sobre a segurança de barragens.

acaoparlamentariterna

Confira a ação completa: http://www.confea.org.br/acao-parlamentar-mobiliza-centenas-de-liderancas-e-parlamentares

Veja mais fotos no Facebook do Confea

Confira aqui o posicionamento do Sistema Confea/Crea e Mútua sobre os projetos de lei citados