PEC 108/2019, engenharia como carreira de estado, federalização do plenário do Confea, exercício ilegal da profissão, qualidade do ensino e Lei de Licitações foram alguns dos temas tratados na ação parlamentar do Confea, parte da programação do 9º Encontro de Líderes, realizado em Brasília de 12 a 14 de fevereiro de 2020. O evento reuniu mais de 350 políticos e profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. A ação parlamentar foi iniciada com a presença das lideranças em diversos gabinetes.

Na oportunidade, o deputado federal por Minas Gerais Rogério Correia, presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, comprometeu-se mais uma vez a se articular para a derrubada desta proposta de emenda constitucional apresentado pelo governo federal, que estabelece limites na atuação dos conselhos profissionais e à obrigação de inscrição nos mesmos, levando na prática a inviabilização destas entidades.

Para o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, é necessário manter a mobilização, principalmente junto aos parlamentares. "O deputado disse estar atento às questões relativas à PEC 108/2019, pois mesmo com a retirada da proposta original no final do ano, a ameaça ainda existe. Nós vamos continuar trabalhando, pois acreditamos na importância dos conselhos e queremos participar da construção do novo texto", afirnou.

rogeriocorreiainterna