Membros dos Colégios de Inspetores, de Entidades e de Instituições de Ensino do Crea-MG elegeram, no dia 6 de fevereiro de 2020, seus coordenadores regionais e estaduais. Depois de participarem de uma programação conjunta na parte da manhã os representantes dos Colégios se reuniram separadamente no período da tarde no Andradas Palace Hotel.

Inspetores

A reunião do Colégio Estadual de Inspetores (CEI) contou com a participação do superintendente de Atendimento e Fiscalização, engenheiro agrônomo Humberto Falcão, que falou sobre as ações de rotina, blitze e Fiscalizações Regionalizadas Dirigidas (FRD). Na oportunidade, Falcão entregou aos inspetores um formulário de demandas para que eles sugiram as atividades e os locais a serem fiscalizados em suas inspetorias. "Os inspetores devem ter a consciência de que, para a fiscalização do Conselho ser assertiva, é importante a participação de todos", destacou.

Na sequência, os inspetores escolheram os novos coordenadores regionais e votaram nos candidatos que disputaram a coordenação estadual, elegendo o inspetor-chefe de Araguari, engenheiro agrônomo José Eurípides dos Santos. Ele falou de suas expectativas frente ao CEI. "Podemos fazer um elo entre os inspetores e a Presidência do Crea, trazendo condições para que desenvolvam um bom trabalho junto ao profissional", afirmou.

Coordenação Estadual

• Coordenador Estadual do CEI - Inspetor-chefe de Araguari José Eurípides dos Santos
  • Coordenadora Estadual Adjunta Inspetora-chefe de Araçuaí Maria Lúcia Ferreira de Souza

Coordenadores Regionais

Região Metropolitana

• Coordenadora - Inspetora-chefe de Ouro Branco Cibele Marotta de Azevedo
  • Coordenador-adjunto - Inspetor-chefe de Betim Fúlvio Malagoli Rodrigues

Região Norte

• Coordenador - Inspetor-chefe de Januária José Vanderval de Melo Júnior

Região Nordeste

• Coordenador - Inspetor-chefe de Almenara Antônio Tadeu de Menezes Ferreira
  • Coordenador-adjunto - Inspetor-chefe de Teófilo Otoni Ulisses Guimarães

Região Triângulo

• Coordenador - Inspetor-chefe de Uberaba Cláudio Antônio de Oliveira
  • Coordenador-adjunto - Inspetor-chefe de Ituiutaba Carlos Roberto Dias Gomes

Regional Centro-Oeste

• Coordenador - Inspetor-chefe de Bom Despacho Thiago Melo Araújo
  • Coordenador-adjunto - Inspetor-chefe de Arcos Elias

Regional Sudeste

• Coordenador - Inspetor-chefe de São João del Rei Fábio Luís de Oliveira e Silva
  • Coordenador-adjunto - Inspetor-chefe de Barbacena Luiz Augusto Moreira

Regional Centro-Sul

• Coordenador - Inspetor-chefe de Lavras Mateus Olímpyo Tavares de Ávila
  • Coordenador-adjunto - Inspetor-chefe de Machado Robson Sérgio Aguiar

Regional Sul

• Coordenador - Inspetor-chefe de Poços de Caldas José Maria de Assis
  • Coordenador-adjunto - Inspetor-chefe de Itajubá Inácio Loiola

Regional Leste

• Coordenador - Inspetor-chefe de Caratinga Tiago de Souza Alves
  • Coordenador-adjunto - Inspetor-chefe de João Monlevade Tales Augusto Dias e Santiago

REuniao CEI Andradas

Entidades

Na reunião do Colégio Estadual de Entidades (CEE), o superintendente de Relações Institucionais, engenheiro civil Jean Marcus Ribeiro, apresentou um projeto de ensino a distância que pode contribuir para o desenvolvimento profissional e apoiar as entidades dando a elas sustentabilidade. Além disso, representantes de entidades falaram de algumas experiências bem sucedidas que têm contribuído para a manutenção das entidades delas.

O engenheiro mecânico Waldimir Teles, que foi escolhido como coordenador regional, destacou que pretende trabalhar junto com as entidades para rever a legislação e o estatuto delas e também do próprio CEE. “Outra coisa importante é a participação das entidades no chamamento. Queremos ajustar o calendário, além de fazer um chamamento específico para que as entidades possam fazer palestras nas escolas”, ressaltou.

• Coordenador Estadual do CEE - Waldimir Teles Filho

Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais (Abemec)

• Coordenador Estadual Adjunto - Fernando de Barros Magalhães

Associação de Engenheiros de Pouso Alegre e Região (Aepa)

• Coordenador Região Metropolitana - Antônio Geraldo da Silva

Sindicato dos Geólogos no Estado de Minas Gerais (Singeo)

• Coordenador Região Norte - Rafael Alexandre Sá

Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas Gerais (Agro-NM)

• Coordenador Região Triângulo - Diego Oliveira Rosa

Associação de Engenheiros Agrônomos da Região de Araxá  (Area-Araxá)

• Coordenador Região Sul - Luiz Fernando Alves Mayrink

Associação de Engenheiros e Agrônomos de Lavras e Região (Asseal)

• Coordenador Região Central - Luiz Paulo da Silva Mendes

Clube de Engenharia de Divinópolis (CED)

• Coordenador Região Leste - José Luiz Gonçalves

Instituto de Engenharia, Agronomia e Arquitetura do Leste de Minas (Inea)

• Coordenador Região Sudeste - João Carlos Ferreira Saggioro Navarro

Clube de Engenharia de Juiz de Fora (CEJF)

CEE Andradas

Instituições de Ensino

Um dos temas de destaque na reunião do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) foi o trabalho das matrizes curriculares referenciais realizado pelas Câmaras Especializadas do Crea-MG. Além disso, os representantes falaram sobre a aproximação do Conselho com as instituições de ensino, principalmente por meio da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais.

Na oportunidade, o engenheiro civil Rondinelly Geraldo Pereira foi reeleito coordenador estadual. “As minhas expectativas enquanto coordenador é dar continuidade ao trabalho iniciado no ano passado. E são altas, porque foi um ano de muito trabalho e muito sucesso. Tivemos um apoio forte da gestão e temos intenção de poder contribuir com a melhor formação no que se refere às atribuições, às inovações, tecnologias de formação para o mercado de trabalho atual”, destacou.

• Coordenador Estadual do CIE - Rondinelly Geraldo Pereira

CIE Andradas