Pesquisar no site...

Como gerar energia a partir de resíduos sólidos e de que modo as barragens de mineração podem ser mais seguras foram alguns dos questionamentos dos participantes do Seminário Engenharia, Conexões e Desenvolvimento. A abertura do evento, que atraiu mais de 200 profissionais, ocorreu na Câmara Municipal de Andradas, no dia 05 de fevereiro de 2020.

Para o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, o seminário é uma oportunidade para ampliar o conhecimento dos participantes. “Os temas das palestras são atuais e de interesse não só dos profissionais, como também da sociedade, pois o desenvolvimento de uma cidade está ligada a essas ações de sustentabilidade”, enfatizou.

Gestão de Resíduos - O conselheiro do Crea-MG, engenheiro mecânico Alexandre de Oliveira Lopes, falou sobre a gestão de resíduos sólidos, hábitos de consumo de produtos descartáveis, desafios e os impactos gerados no meio ambiente com o descarte inadequado.

Presente no seminário, o prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, afirmou que todo resíduo sólido da cidade é destinado ao aterro sanitário, que é consorciado com mais cinco municípios e que planejam ampliar a parceria para implantar uma usina de geração de energia com resíduos nos próximos anos. “Entendemos que é possível trazer essa nova possibilidade de usar o resíduo para gerar energia e, ao mesmo tempo, dar uma finalidade adequada para ele”, destacou o prefeito.

Barragens - A situação das barragens de mineração de Minas Gerais foi outro tema apresentado no seminário pelo conselheiro da Câmara de Geologia e Minas, engenheiro de minas João Augusto Hilário. O conselheiro explicou que soluções de engenharia estão sendo tomadas para trazer mais segurança para esses empreendimentos. Segundo ele, a primeira questão quando há um incidente com barragem é entender se foram utilizadas técnicas corretas de engenharia e o que se tem observado, em muitos casos, é que "não foi um problema de engenharia, mas, sim, da falta de engenharia", argumentou João Hilário.

Andradas Seminario