O projeto de construção de barragem do Rio Vacaria, no norte de Minas, foi apresentado na sede do Crea-MG, no dia 27 de janeiro de 2020. A iniciativa é da mineradora brasileira Sam Metais, subsidiária da chinesa Honbridge Holdings, que está empenhada em implantar o projeto nomeado Bloco 8, um dos maiores no segmento da mineração no estado. O investimento previsto é de 2,1 bilhões de dólares e a produção estimada por ano é de 30 milhões de toneladas de pellet feed, um tipo de minério com grãos bem finos e com alta concentração de ferro. Os municípios que estão envolvidos diretamente são Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite e Josenópolis.

A reunião com Sam Metais foi agendada durante visita do presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, à região, no início deste mês. Na oportunidade, ele conversou com gestores municipais e lideranças locais sobre as atividades de mineração.

Para o conselheiro da Câmara de Geologia e Minas, engenheiro de minas João Augusto Hilário, "tanto a visita de representantes do Crea-MG à região de Salinas, quanto dos dirigentes da SAM às instalações do Conselho em BH, são um excelente ponto de partida para criar um forte e bem vindo relacionamento Conselho-Empresa”.

Segundo o CEO da Sam Metais, Yongshi Jin, o apoio do Crea-MG é fundamental no empreendimento, especialmente na troca de informações. “A engenharia tem uma força muito grande e é fundamental mostrar que nós temos soluções técnicas para o nosso empreendimento. E, o Crea-MG é uma parte muito importante”, destacou