Os conselheiros federais, titulares e suplentes, participaram de um workshop sobre a atuação do Confea, uma das autarquias mais antigas do país, criada em 1933. O evento ocorreu na sede do Conselho Federal, em Brasília, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2020. Eles tiveram a visão ampliada sobre seus deveres e responsabilidades enquanto agentes públicos com relação à normatização e fiscalização do exercício das atividades profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia.

No workshop foram tratados temas como o funcionamento administrativo do Conselho Federal, o ordenamento jurídico, a estrutura organizacional, a função e as responsabilidades das comissões permanentes e temáticas que passam a integrar. Além disso, os novos conselheiros conheceram os ritos da plenária eletrônica, os caminhos a serem trilhados para acessar os processos que analisarão por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), dentre outros assuntos. “Considero que é importante um trabalho como esse porque a gente vai saber exatamente como se portar aqui nesse primeiro momento, de forma que nossa atuação seja mais produtiva", destacou o conselheiro federal por Minas Gerais, engenheiro civil Gilson Queiroz.

O presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, classificou o workshop como  “um trabalho receptivo e de acolhimento para preparar para as sessões plenárias que começam na quarta-feira”. Ele considerou o treinamento “uma oportunidade de aproximação entre conselheiros e corpo funcional do Confea".

Presenças

Além dos conselheiros federais João Bosco, Carlos Vilhena, Ricardo de Araújo, Osmar Barros Jr., e Modesto Ferreira dos Santos Filho, participaram os novos conselheiros titular e suplente da modalidade de civil, que representam Minas Gerais, Gilson Queiroz e Ivo de Oliveira Jr.  E também os conselheiros titular, engenheiro florestal Ricardo Lüdke, e suplente, engenheira de pesca Alzira Oliveira; titular, engenheiro eletricista José Miguel de Melo Lima, e suplente, engenheiro eletricista Alexandre Filgueiras; titular, engenheiro civil João Carlos Pimenta, e suplente, engenheiro civil Maurício Segura; titular, engenheiro eletricista Daniel de Oliveira Sobrinho, e suplente, engenheiro eletricista Manuel Menezes Oliveira; e titular, engenheiro de minas Renan de Azevedo, e suplente, engenheiro de minas Vicente Lucena de Oliveira.

CF GIlson Confea todos

Informações e fotos: Comunicação do Confea