Dando sequência a agendas no interior, o Crea-MG esteve em Unaí, no dia 15 de janeiro de 2020, data de aniversário do município. O encontro, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), reuniu profissionais e lideranças locais.

Na ocasião, o presidente do Crea-MG falou sobre a PEC 108/2019, apresentada em julho de 2019, que pretende acabar com a obrigatoriedade da inscrição dos profissionais nos conselhos e transformar a natureza jurídica deles. Isto é, deixariam de ser públicos para se tornarem privados, o que inviabilizaria a fiscalização. No entanto, em dezembro de 2019, o texto original foi retirado de pauta, para a apresentação de outro, com nova redação. “Tivemos uma importante vitória nesse caminho contra a PEC 108, pois agora seremos ouvidos para a construção do novo texto. O Crea, os demais Conselhos e Ordens Profissionais empreenderam todos esforços para levantar a discussão e evidenciar como a PEC 108 prejudicaria a sociedade. Fizemos diversas mobilizações junto a parlamentares, demonstrando o quão danosa é essa proposta”, destacou.

Para o inspetor-chefe de Unaí, engenheiro agrônomo José Américo Carniel, o encontro mostra que o Crea está aberto para ouvir os profissionais. "Foi excelente porque reunimos aqui uma diversidade de profissionais. Cada um pôde expor suas ideias e suas reivindicações. O presidente e a equipe dele trouxeram todos os esclarecimentos que nós pedimos. Foi de uma importância ímpar para a inspetoria de Unaí”, afirmou.