Pesquisar no site...

Os presidentes do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, e do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais (Sintamig), Jovelino de Carvalho Gomes, reuniram-se na sede do Conselho, no dia 10 de janeiro de 2020, para conversar sobre a transição dos técnicos da modalidade de agronomia do Sistema Confea/Crea para o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA).

Os técnicos agrícolas permanecem registrados no Crea-MG até o dia 17 de fevereiro, quando se encerra o vínculo jurídico com o Sistema. A fim de orientar os Conselhos Regionais sobre as questões decorrentes do processo de transição, o Confea publicou uma nota técnica que explica os prazos e esclarece diversas questões, entre elas, anuidade, que este ano deve ser paga ao CFTA.  

O Crea-MG está cumprindo todos os requisitos legais [Lei 13.639/2018] da transição e está apto a contribuir para que o processo não prejudique os profissionais, segundo o presidente Lucio Borges. “Queremos continuar a boa relação que temos com os técnicos agrícolas e ajudar naquilo que for possível, para que o Conselho [CFTA] possa se estruturar e atender bem aos seus profissionais”, ressaltou Lucio.

Para o presidente do Sintamig, a situação é preocupante devido ao prazo para instalação e funcionamento do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, já que os recursos serão repassados para o CFTA até o dia 17 de janeiro. “O Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas dificilmente estará funcionando em fevereiro, logo após o dia 17. Caso não esteja, os profissionais ficarão impossibilitados por um certo tempo de emitir o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT) e, assim, de exercer suas atividades. Temos que esperar, e enquanto isso, estamos no sindicato ajudando no esclarecimento das dúvidas dos profissionais”, destacou Jovelino.

A categoria denominada de Técnicos Agrícolas abrange, de acordo com a Resolução 473/2002 do Confea, as seguintes modalidades

– Técnico Agrícola
– Técnico em Agropecuária
– Técnico em Açúcar e Álcool
– Técnico em Agricultura
– Técnico em Agropecuária
– Técnico em Aquicultura
– Técnico em Beneficiamento de Madeira
– Técnico em Bovinocultura
– Técnico em Carnes e Derivados
– Técnico em Cooperativismo
– Técnico em Enologia
– Técnico em Frutas e Hortaliças
– Técnico em Horticultura
– Técnico em Irrigação e Drenagem
– Técnico em Laticínios
– Técnico em Meteorologia
– Técnico em Pecuária
– Técnico em Pesca
– Técnico em Piscicultura
– Técnico Florestal
– Técnico em Cafeicultura
– Técnico em Zootecnia
– Técnico em Jardinagem
– Técnico em Infraestrutura rural
– Técnico em Paisagismo
– Técnico em Agroecologia
– Técnico em Agronegócio
– Técnico em Fruticultura