Pesquisar no site...

O Crea-MG realizou, entre os dias 19 e 26 de dezembro de 2019, uma série de reuniões com entidades de classe para avaliar os resultados do ano e planejar ações estratégicas para 2020. Um dos destaques foi o Chamamento Público 2019, que contemplou 28 projetos voltados para o aperfeiçoamento das profissões abrangidas pelo Sistema, a divulgação do Código de Ética e da legislação profissional; o fortalecimento da fiscalização; a valorização e inserção profissional, entre outros. Ao longo do ano, as entidades também intensificaram parcerias com o Conselho. 

 

Engenheiro eletricista Hélio Nonato de Oliveira presidente da Abee MG

“A Abee promoveu diversos eventos gratuitos este ano com o intuito de oferecer oportunidades para os profissionais. Estivemos lado a lado com o Crea-MG. Nossos eventos foram focados na fiscalização e tivemos resultados muito positivos”. - Engenheiro eletricista Hélio Nonato de Oliveira - presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas Departamento de Minas Gerais (Abee-MG)

 

Engenheiro Mecânico Marcelo Aguiar de Sousa presidente da Abemec MG

“Trabalhamos muito este ano para aproximar empresas dos profissionais, reforçando assim que o Conselho sempre está em prol da engenharia. Para 2020 queremos multiplicar todas as ações realizadas.” - Engenheiro Mecânico Marcelo Aguiar de Sousa - presidente da Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais (Abemec-MG)

 

Engenheiro agrônomo Emílio Mouchreck presidente da Smea

“Este ano, a Smea teve grandes resultados com a aprovação e execução dos projetos de Chamamento Público do Crea-MG. Entre eles, destacamos o Termo de Mútua Cooperação Técnica com o Ibape; o Núcleo de Avaliação, Perícia, Impacto Ambiental em Empreendimentos Rurais (Napier); Tabela de Honorários Profissionais de Engenheiros Agrônomos". - Engenheiro agrônomo Emílio Mouchreck - presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (Smea).

 

Engenheiro florestal Gabriel Junqueira presidente da Smef

“Em 2019, fizemos trabalhos de relevância observando nossa tríade composta por educação, profissionais e empresa. Em 2020, pretendemos difundir mais a engenharia florestal, por se tratar de um ano de comemoração aos 60 anos de homologação do curso”. - Engenheiro florestal Gabriel Junqueira - presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais (Smef)

 

Engenheiro agrimensor Tarcísio Vieira presidente da Seamg

“Nosso maior trabalho foi unir as entidades, trabalhar sempre em parceria uma com as outras, tendo em vista que as engenharias estão interligadas. Nossa proposta para 2020 é continuar trabalhando para que a Seamg possa privilegiar a formação de qualidade e possa oferecer cursos gratuitos ou por um valor acessível para todos os profissionais.” - Engenheiro agrimensor Tarcísio Vieira - presidente da Sociedade dos Engenheiros Agrimensores de Minas Gerais (Seamg)

 

Geólogo Antônio Geraldo da Silva presidente do Singeo MG

“Neste ano, o Singeo realizou um balanço geral com todos nossos profissionais que se encontram desempregados para oferecermos, além de apoio, cursos gratuitos que agreguem em seu intelecto. Em dezembro, iniciamos uma campanha para inserirmos estes profissionais no mercado de trabalho.”- Geólogo Antônio Geraldo da Silva - presidente do Sindicato dos Geólogos no Estado de Minas Gerais (Singeo-MG)  

 

Engenheiro civil Eduardo Tadeu Possas Vaz de Mello presidente do Ibape MG

“Neste ano, fizemos diversas parcerias com outras entidades ligadas à engenharia e também conseguimos levar o Ibape para o interior de Minas Gerais. Foi um ano muito gratificante. Assim como em 2019, contamos com o apoio do Crea-MG para, em 2020, realizarmos vários projetos”. - Engenheiro civil Eduardo Tadeu Possas Vaz de Mello - presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape-MG)

 

Mauricio Imec

“Entre nossas maiores lutas e vitórias, junto ao Crea e ao Confea, está a permanência das atribuições da engenharia civil, como a garantia de que os profissionais da engenharia civil podem executar projetos arquitetônicos em qualquer parte do Brasil ” - Engenheiro civil Maurício Fernandes - presidente do Instituto Mineiro de Engenharia Civil (Imec)

 

Marcelo Inec

“Nosso instituto ofereceu capacitação durante todo o ano. Mostramos para os jovens, formandos e recém-formados, que a engenharia civil tem uma possibilidade de trabalho muito ampla, que ultrapassa a construção de obras. Além disso, o ex-presidente da entidade, Ivo Silva, agora no cargo de conselheiro federal, vem trabalhando pela engenharia mineira, o que é de extrema importância para nós". - Engenheiro civil Marcelo Fernandes, presidente do Instituto Nacional da Engenharia Civil (Inec)

 

Engenheiro civil Gil Diniz presidente do Imet

“Nós realizamos o evento Prêmio Contagem - Imet 2019 - Ações Sociais e Competitivas e tivemos um público de mais de 300 pessoas na solenidade. Também promovemos o Seminário de Tecnologia da Manufatura Avançada e o Café Engenharia. Para 2020, queremos ampliar nossos projetos e a interagir mais com os profissionais de Contagem e região metropolitana de Belo Horizonte". - Engenheiro civil Gil Diniz - presidente do Instituto Metropolitano de Engenharia e Tecnologia (Imet)

Geografo Jackson Jesse Pires presidedente da Aprogel

"Este ano, trabalhamos em articulação nacional com a Federação Nacional das Associações Profissionais de Geógrafos (Fenageo) e nos aproximamos mais das instituições de ensino. Também trabalhamos na equiparação do salário do geógrafo com o do engenheiro e tivemos um geógrafo coordenando a Câmara de Agrimensura do Crea. Para 2020, além de participar do Chamamento Público do Crea, queremos também oferecer cursos na área de geoprocessamento e de atuação do geógrafo." - Geógrafo Jackson Jesse Pires - presidente da Associação Profissional dos Geógrafos do Triângulo Mineiro e Alto do Paranaíba (Aprogeo)

 

Engenheiro civil Alexandre Caram Abece

“Este ano montamos nossa sala no espaço oferecido pelo Crea e começamos a ter mais reuniões. Para 2020, nossa expectativa é estreitar mais ainda esse laço com seminários e cursos. Além disso, pretendemos desenvolver um certificado que ateste à sociedade quais são os profissionais mais qualificados e experientes na área do cálculo estrutural". - Engenheiro civil Alexandre Caram - Diretor-presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece)

 

Pres Assender

“Para construirmos uma engenharia pública melhor é necessário estarmos juntos, então estamos buscando um alinhamento com o Conselho, por acreditarmos e reconhecermos o grande trabalho que o Crea-MG vem realizando nesse sentido.” - Engenheiro civil Álvaro Eduardo Goulart - presidente da Associação dos Engenheiros do Departamento de Estrada e Rodagem de Minas Gerais (Assender) 

 

Design sem nome 1

“Nossa entidade promoveu reuniões a respeito de temas como as causas e as consequências dos rompimentos de barragens dos últimos quatro anos, impactos no mercado de trabalho e na profissão, economia circular na mineração e diversos outros. Ocorreram palestras e debates na comunidade, nas universidades, nas mídias sociais, no Congresso Mineiro de Municípios da AMM, no Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), na Agência Nacional de Mineração (ANM), na Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) e em outros fóruns. Além disso, nós da Assemg intensificamos a atuação em representações políticas, como o Comitê Técnico de Segurança de Barragens de Rejeitos de Mineração (CTBMin) e a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Por fim, trabalhamos na eleição para o plenário do Conselho de Política Ambiental (Copam), do estado de Minas Gerais, no qual nossa entidade ocupará assento em 2020". - Engenheiro de minas João Augusto Hilário de Souza - presidente da Associação de Engenheiro de Minas do Estado de Minas Gerais