O Crea-MG realizou, entre os dias 19 e 26 de dezembro de 2019, uma série de reuniões com entidades de classe para avaliar os resultados do ano e planejar ações estratégicas para 2020. Um dos destaques foi o Chamamento Público 2019, que contemplou 28 projetos voltados para o aperfeiçoamento das profissões abrangidas pelo Sistema, a divulgação do Código de Ética e da legislação profissional; o fortalecimento da fiscalização; a valorização e inserção profissional, entre outros. Ao longo do ano, as entidades também intensificaram parcerias com o Conselho.

Engenheiro eletricista Hélio Nonato de Oliveira presidente da Abee MG

“A Abee promoveu diversos eventos gratuitos este ano com o intuito de oferecer oportunidades para os profissionais. Estivemos lado a lado com o Crea-MG. Nossos eventos foram focados na fiscalização e tivemos resultados muito positivos”. - Engenheiro eletricista Hélio Nonato de Oliveira - presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas Departamento de Minas Gerais (Abee-MG)

Engenheiro Mecânico Marcelo Aguiar de Sousa presidente da Abemec MG

“Trabalhamos muito este ano para aproximar empresas dos profissionais, reforçando assim que o Conselho sempre está em prol da engenharia. Para 2020 queremos multiplicar todas as ações realizadas.” - Engenheiro Mecânico Marcelo Aguiar de Sousa - presidente da Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais (Abemec-MG)

Engenheiro agrônomo Emílio Mouchreck presidente da Smea

“Este ano, a Smea teve grandes resultados com a aprovação e execução dos projetos de Chamamento Público do Crea-MG. Entre eles, destacamos o Termo de Mútua Cooperação Técnica com o Ibape; o Núcleo de Avaliação, Perícia, Impacto Ambiental em Empreendimentos Rurais (Napier); Tabela de Honorários Profissionais de Engenheiros Agrônomos". - Engenheiro agrônomo Emílio Mouchreck - presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (Smea).

Engenheiro florestal Gabriel Junqueira presidente da Smef

“Em 2019, fizemos trabalhos de relevância observando nossa tríade composta por educação, profissionais e empresa. Em 2020, pretendemos difundir mais a engenharia florestal, por se tratar de um ano de comemoração aos 60 anos de homologação do curso”. - Engenheiro florestal Gabriel Junqueira - presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais (Smef)

Engenheiro agrimensor Tarcísio Vieira presidente da Seamg

“Nosso maior trabalho foi unir as entidades, trabalhar sempre em parceria uma com as outras, tendo em vista que as engenharias estão interligadas. Nossa proposta para 2020 é continuar trabalhando para que a Seamg possa privilegiar a formação de qualidade e possa oferecer cursos gratuitos ou por um valor acessível para todos os profissionais.” - Engenheiro agrimensor Tarcísio Vieira - presidente da Sociedade dos Engenheiros Agrimensores de Minas Gerais (Seamg)