A Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST) do Crea-MG promoveu, no dia 19 de dezembro de 2019, seu IV Seminário Técnico. O diretor de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Pedrinho da Mata, que é conselheiro da CEEST, destacou a importância de se trazer esse tipo de discussão para dentro do Conselho. “O conhecimento transforma as pessoas, e elas transformam o mundo. É disso que precisamos”, enfatizou Pedrinho.

O evento, que reuniu profissionais e estudantes, na sede do Conselho, apresentou temas como as mais recentes alterações das Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), higiene ocupacional e inteligência operacional aplicada em desastres. O coordenador da CEEST, engenheiro de segurança do trabalho João Eustáquio Beraldo Teixeira, espera que no próximo ano, a Câmara promova outros eventos como esse, que trazem temas tão relevantes.

seminarioCEESTairton

O auditor fiscal do trabalho Airton Marinho da Silva destacou o impacto da alteração de normas como a NR 18, que trata das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, e afetam diretamente as atividades de engenharia.

seminario1CCESTRR

Os engenheiros Rodrigo Antunes de Barcelos e Rosemberg Silva Lopes da Rocha falaram sobre higiene ocupacional. Eles abordaram os agentes de risco no ambiente de trabalho. “Precisamos focar na preservação da vida, esse é o nosso papel”, afirmou Rodrigo.

seminarioBombeiro

O Capitão Soares, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, apresentou as estratégias utilizadas em Brumadinho, após o rompimento da barragem na mina do Córrego do Feijão. “55 órgãos públicos e a força de Israel trabalhando de forma integrada. Trabalhamos com um posto de comando fora do local para receber autoridades e definir estratégias, e uma base de operações que faz o plano funcionar”, explicou o Capitão.