Pesquisar no site...

Na 15ª edição do Dia do Síndico, o diretor de Planejamento, Gestão e Tecnologia do Crea-MG, engenheiro mecânico Francis José Saldanha Franco, fez o pré-lançamento do Manual do Síndico. O material é uma publicação do Conselho que contempla a segurança da edificação, acessibilidade, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), manutenção predial preventiva, entre outros. O lançamento será no dia 05 de dezembro, às 18h30, no plenário do Crea-MG. 

Além da apresentação do Manual, Francis ministrou a palestra sobre reformas prediais. “Explicamos que é fundamental a contratação de profissionais legalmente habilitados no Sistema Confea/Crea e de empresas registradas. Destacamos a importância de se ter um responsável técnico (RT) nas obras e serviços nos condomínios e alertamos ainda que os síndicos são corresponsáveis quando contratam empresas sem RT”, ressaltou. 

Na oportunidade, o diretor também apresentou o aplicativo Crea-MG Mobile que possibilita a qualquer cidadão enviar denúncias, que podem ser feitas tanto de forma identificada quanto anônima. O diretor explicou que é possível encaminhar o endereço, fotos e outros dados de obras e serviços a fim de alertar sobre possíveis irregularidades no exercício da engenharia, agronomia e geociências. Ele reiterou que por meio do aplicativo é possível fazer uma consulta aos mais de 148 mil profissionais registrados no Sistema. 

O Dia do Síndico contou com várias palestras voltadas à gestão de condomínios. A importância de se detectar e evitar possíveis situações de risco para incêndios, guarda e controle de documentos, direitos condominiais foram assuntos discutidos, no dia 30 de novembro de 2019, no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte. O evento é realizado anualmente pelo Jornal do Síndico, em parceria com o Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais (Sindicon MG) e diversos colaboradores.

Francis Saldanha Dia Sindico