Uma equipe formada por cinco fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou ontem, 25 de novembro de 2019, uma blitz de fiscalização em Itajubá. A ação, que será realizada até o dia 29 do mesmo mês, vai averiguar a regularidade  em cerca de 90 empresas de engenharia.

O principal objetivo desta blitz é verificar a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia. O inspetor-chefe de Itajubá, engenheiro eletricista Inácio de Loyola Corrêa de Sales Dias, explica  que a ação vai contemplar fiscalização vai verificar empresas de  diferentes portes. “Itajubá tem um grande número de empreendimentos relacionados à engenharia, e recentemente tem havido crescimentos em áreas como energia fotovoltaica e internet, fabricação de aparelhos eletrônicos e construtoras. A nossa atuação será no sentido de verificar a presença de profissional devidamente habilitado em cada uma delas”, detalha o inspetor.

Intensificadas no ano passado, as blitze se caracterizam por ser uma ação concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com  um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as fiscalizações  de rotina do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

No primeiro semestre de 2019, foram realizadas 29 blitze em todas as regiões do estado, com um total de mais de 4 mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.