Integração e interação foram as palavras-chave da Reunião Ordinária dos Colégios de Entidades (CEE), Inspetores (CEI) e Instituições de Ensino (CIE), realizada na sede do Crea-MG, no dia 21 de novembro de 2019. O evento teve como objetivo mostrar as ações desenvolvidas pelos Colégios ao longo do ano.

Os Colégios promoveram 2.032 atividades em 2019. Entre elas reuniões, parcerias com prefeituras, órgãos governamentais e sindicatos, palestras, visitas técnicas a universidades. A gerente de Apoio aos Colégios do Crea-MG, Maria Cristina da Silva, explicou que as ações foram importantes para divulgar a atuação do Conselho. Ela também destacou o Projeto Conheça seu Conselho, evento que tem o objetivo de mostrar ao futuro profissional o funcionamento do Crea-MG e a importância de ser registrado.

As atividades dos Colégios aumentaram em relação ao ano passado devido à dedicação e participação de diversos colaboradores, segundo o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges. "Os Colégios trabalharam muito para aproximar os profissionais e a sociedade do Conselho. Participamos de reuniões em diversas inspetorias e universidades para mostrar o papel e a importância do Crea. Esse trabalho só foi possível com o apoio dos inspetores, das entidades, professores e lideranças locais. Foi um ano muito produtivo para nós", enfatizou.

Para o coordenador do CEE, Fernando Magalhães, os encontros nas regionais foram muito importantes para as entidades. "Levamos informações sobre o Chamamento Público, esclarecemos dúvidas, escutamos as demandas para dar apoio e buscar soluções. Essa interiorização fortaleceu as entidades”, salientou.

Um dos destaques das atividades do CIE apontado pelo coordenador, engenheiro civil Rondinelly Geraldo Pereira, foi o II Congresso de Instituições de Ensino, que reuniu coordenadores de cursos e representantes do MEC para discutir matrizes curriculares e novas diretrizes. Ele reiterou que agora o novo desafio é trabalhar o Projeto Valorização Profissional. "O projeto congrega todas nossas ações e visa à valorização primeiramente do docente e dos estudantes da engenharia, agronomia e geociências, pois é no ambiente acadêmico que se qualificam os profissionais", ressaltou.

Segundo o coordenador do CEI, engenheiro civil Henrique de Freitas Galvão, a articulação do Colégio com os inspetores foi fundamental para alcançar bons resultados. “Inauguração de inspetorias, reformas e melhorias nas instalações, ações de fiscalização e blitze são as marcas desta gestão, que não tem medido esforços para atender com muita qualidade os profissionais”, apontou.

Na ocasião, o superintendente de Relações Institucionais, engenheiro civil Jean Marcus Ribeiro, falou para os participantes que já estão disponíveis no site do Crea-MG as informações que podem ser usadas em palestras sobre a PEC 108/2019. “Temos que intensificar a nossa luta contra a PEC, pois ela representa uma ameaça ao Brasil, à sociedade e às profissões. Este material que produzimos ajudará a esclarecer os prejuízos e a desordem que essa proposta traz”, enfatizou.

Ainda dentro da programação, as entidades de classe prestaram homenagens a profissionais que se destacaram em cada área. Foram 37 agraciados, dentre eles, o presidente Lucio. Depois das homenagens ocorreu mais uma edição do Prata da Casa, evento que valoriza as habilidades artísticas dos funcionários do Crea-MG.

Confira as fotos do evento