Tramitação da PEC 108/2019, atuação das Frentes Parlamentares em Defesa dos Conselhos; estratégias junto a parlamentares e colaboradores, além do evento Conselho na Praça foram discutidos pelos Conselhos e Ordem Profissionais de Minas Gerais (COP-MG), no dia 19 de novembro de 2019, na sede do Crea-MG.

O projeto Conselho na Praça foi apresentado pelo assessor da presidência do Crea-MG, engenheiro eletricista Alfredo Diniz. O evento marcado para o dia 10 de dezembro de 2019, na praça da Assembleia Legislativa, será uma ação social que deverá contar com a participação de todos os conselhos do estado para informar a sociedade sobre a PEC 108 e também sobre a importância de se contratar profissionais habilitados.

Os representantes dos Conselhos reforçaram mais uma vez a necessidade de intensificar as ações com os parlamentares. “Na última audiência, o relator Edio Lopes defendeu a constitucionalidade da PEC. O governo está com pressa na votação. Por isso estamos criando mais uma comissão, a de Comunicação e Mobilização para conversarmos com mais parlamentares e a sociedade", explicou o presidente do CRA-MG, Jehu Aguilar Filho.

Já o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, afirmou que o Conselho vai encaminhar às cidades do interior do estado um manifesto de repúdio à PEC para informar os cidadãos sobre a proposta. “Temos que atingir o máximo de pessoas nas cidades mineiras. Precisamos mobilizar mais parlamentares, prefeitos e agentes públicos. Estamos articulados com a Frente Parlamentar mineira para conseguirmos mais apoio”, destacou Lucio.

Na oportunidade, os representantes dos conselhos elegeram os coordenadores das quatro comissões do COP-MG.

Comissão Jurídica: Abel Chaves Junior - CRA-MG

Comissão de Articulação Parlamentar: José Tarcísio Caixeta e Marcos Túlio de Melo - Crea-MG

Comissão de Articulação Sindical: Alírio Mendes Júnior e Alfredo Diniz do Crea-MG

Comissão de Comunicação e Mobilização: Antônio Coquito - CRP