O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, esteve no Complexo Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) Mineração, para conhecer as instalações da empresa, em Congonhas. A visita, que ocorreu no dia 5 de novembro de 2019, incluiu, além da mina Casa de Pedra, que é a mais antiga de minério de ferro em operação no país, a planta de filtragem de resíduos, para empilhamento a seco, processo que substitui a utilização de barragens de rejeitos.

Na oportunidade, também foi apresentado o Projeto Itabiritos Casa de Pedra, de expansão, que está programado para entrar em operação em 2020, possibilitando o aproveitamento de minério itabirítico. O diretor de Operações de Minério de Ferro da CSN Mineração, Maurício Max, afirmou ser um privilégio mostrar ao Crea-MG o que a CSN Mineração tem feito para tornar-se cada vez mais sustentável. “O Conselho tem um papel primordial na regulamentação e fiscalização das engenharias em Minas Gerais. É graças a esse trabalho que temos a certeza de que os profissionais do mercado estão devidamente capacitados e habilitados para o exercício da profissão, ao pautar suas ações pela ética e pela defesa da atividade no estado e no país”, reforçou Maurício.

Para o coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Minas (CEGM), engenheiro de Minas João Hilário, que também participou da visita, esse tipo de relacionamento com empresas de engenharia e seus profissionais é muito importante. “Estas visitas técnicas possibilitam termos uma visão mais realista da engenharia do estado, e eles, das atividades desempenhadas pelo Crea. Podemos acompanhar de forma detalhada e de perto como está o desenvolvimento das atividades tecnológicas que envolvem os sistemas produtivos e profissionais registrados no Sistema Confea/Crea. No caso da CSN, que está entre as maiores empresas de mineração do Brasil, é muito bom constatar que eles estão operando dentro dos modernos padrões internacionais de engenharia”, afirmou João Hilário.

Além do presidente e coordenador da CEGM do Crea-MG, também participaram da visita os superintendentes de Fiscalização e Atendimento, engenheiro agrônomo Humberto Falcão; e de Relações Institucionais, engenheiro civil Jean Marcus Ribeiro; os gerentes de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder; e de Apoio aos Colégios, Maria Cristina Silva; e o assessor da Presidência, engenheiro ambiental Alírio Mendes.