No dia 31 de outubro de 2019, o Grupo Gestor de Divinópolis apresentou o Plano de Desenvolvimento Econômico - Ações de Curto Prazo. Os inspetores do Crea-MG, engenheiro civil Luiz Otávio Santos Pereira e engenheiro civil José Hugo Rodrigues, representam o Conselho no Grupo que participou da elaboração do documento entregue à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município.

Para Luiz Otávio, o plano de ação foi moldado segundo as necessidades do município. “O Plano de Ação estudado e apresentado pelo Grupo Gestor, traz em seu bojo os pontos essenciais para o crescimento do município. É uma contribuição cidadã para políticas públicas mais eficientes”, destacou Luiz.

O plano contempla 20 pontos levantados em diversas reuniões de trabalho que contaram com a participação secretário da pasta, Rafael Nogueira. São eles, Estudo do Comportamento do VAF - Valor Adicionado Fiscal; Formalização de Atividades Econômicas; Combate ao Comércio Ilegal; Desburocratizar os Serviços de Arrecadação do ITBI; Agilizar Aprovação de Obras; Liberdade Econômica no Âmbito Municipal; Incentivar e Atrair Investimentos; Criar Novos Espaços Para a Instalação de Indústrias e Negócios; Duplicação da MG 050 e Implantação dos Novos Acessos; Incentivar o Turismo e Negócios; Incentivar à Agricultura Familiar; Mobilidade Urbana; Lei de Uso e Ocupação do Solo; Hospital Público - Término da Obra e Funcionamento; Unidade Local do SESC; Saneamento e Meio Ambiente - Conclusão das ETE’s; Segurança Pública- Apoio; Educação Empreendedora; Revisão do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Conselho do Trabalho e Renda; Criar o Observatório Econômico; Consolidação das Operações Comerciais do Aeroporto.