Divinópolis recebeu, no dia 9 de outubro de 2019, o 1º Seminário da Construção Civil Regional Centro Oeste de Minas. O evento, promovido pelo Crea-MG, Clube de Engenharia de Divinópolis e Sinduscon Centro-Oeste, ocorreu na Inspetoria do Conselho, em Divinópolis.

Com mais de 100 participantes, inclusive representantes de entidades de classe e da Prefeitura Municipal de Divinópolis, o Seminário contou com quatro palestras que abordaram diferentes temas relacionados a construção civil. A primeira apresentação, "Valorização Profissional", foi ministrada pelo superintendente de fiscalização e atendimento do Crea-MG, Humberto Falcão. Em entrevista a uma TV local (confira o vídeo abaixo), Falcão destacou que esse é um momento de trabalho conjunto. "Esperamos que uma mudança, do ponto de vista de investimento econômico, possa trazer um aumento em número de obras", ressaltou.

A segunda palestra, "Engenharia de avaliações para operações em garantia" foi ministrada pelo gerente de filial da Gerência Executiva de Habitação da Caixa Econômica Federal, de Divinópolis (Gihab/DV), Alexandre Lima Costa. Durante a apresentação ele abordou os termos técnicos de aceitação do imóvel em garantia e explicou como funciona a avaliação do mesmo.

Em seguida, o gerente regional de construção civil da Caixa, Juliano Rafael Camargos de Oliveira apresentou o painel "Novo cenário, novas oportunidades para o segmento de construção civil". E, finalizando, o presidente do Ibape-MG, Eduardo Vaz de Mello falou sobre "Perícia Judicial". A palestra abrangeu as análises e os campos de atuação da perícia judicial, vistoria cautelar e inspeção predial.

Na avaliação do inspetor-tesoureiro do Crea-MG, Luiz Otávio Santos Pereira, o evento conseguiu atingir seu objetivo. "O Seminário superou as expectativas, que era transmitir a situação do mercado atual e as tendências para o novo mercado", ressaltou.