Dando continuidade à agenda de reuniões com os parlamentares mineiros, representantes do Crea-MG e lideranças da engenharia de Centro-Oeste mineiro se reuniram com o deputado federal Fabiano Tolentino para pedir apoio para barrar a PEC 108/2019. O encontro aconteceu no gabinete do parlamentar, em Divinópolis, no dia 14 de outubro de 2019.

Na oportunidade, o diretor de Planejamento, Gestão e Tecnologia do Crea-MG, engenheiro mecânico Francis Saldanha, entregou ao deputado uma nota de repúdio do Conselho contra a PEC 108. “Ele já estava informado da proposta e se manifestou contrário a ela. Esperamos que o deputado faça articulações políticas na Câmara contra a PEC", afirmou Francis.

O deputado Fabiano Tolentino acredita que os conselhos são muito importantes para a sociedade. Para ele, a PEC não pode ser aprovada. “Os conselhos são essenciais e necessários para que a gente tenha uma boa fiscalização. Esse é meu posicionamento. Entendo que a gente tem que ter bons conselhos para nossa segurança”, destacou.

A PEC-108 acaba com a obrigatoriedade da inscrição dos profissionais nos conselhos profissionais e transforma a natureza jurídica deles. Isto é, deixam de ser públicos para se tornarem privados, o que inviabiliza uma de suas principais atividades finalísticas, que é a fiscalização.

Também participaram da reunião, a supervisora da região Central do Crea-MG Denise Guimarães, inspetores de Divinópolis José Hugo Rodrigues e   Luiz Otávio Pereira, o presidente do Clube de Engenharia de Divinópolis (CED) e o conselheiro fiscal Luiz Paulo Mendes e André Martins, e o assessor da Presidência do Crea-MG, José Tarcísio Caixeta.