A fim de discutirem a tramitação da PEC 108/2019 e alinharem ações para o lançamento da Frente Parlamentar Mineira em Defesa dos Conselhos Profissionais, os representantes dos Conselhos e Ordem Profissionais de Minas Gerais (COP-MG) se reuniram na sede do Crea-MG, no dia 16 de outubro de 2019.

Na oportunidade, os participantes definiram que o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, fará a leitura do manifesto em nome do COP-MG contra a PEC 108, que terá a assinatura dos presidentes dos conselhos e dos deputados estaduais.

Na reunião, o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-MG), Jehu Aguilar Filho, reforçou a necessidade dos órgãos fiscalizadores mobilizarem o maior número de pessoas para participarem da audiência pública, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no dia 21 de outubro. “Os conselhos são de suma importância para a sociedade. Por isso é fundamental os representantes dos conselheiros incentivarem os funcionários a participarem do lançamento da Frente e conversarem com os deputados para que possamos fortalecer essa Frente”, enfatizou Jehu.

Leonardo Silva, assessor do deputado Dalmo Ribeiro, um dos articuladores da Frente, destacou que o parlamentar espera boa participação dos conselhos e dos parlamentares. “Aproximadamente 30 deputados estão sinalizando positivamente para o lançamento da Frente. Ela servirá como referência para outros estados”, explicou Leonardo.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Conselhos e Ordens de Fiscalização do Exercício Profissional do Estado de Minas Gerais (Sindecofe-MG), Willian Ferreira Souza, afirmou que “o Sindecofe-MG está na caminhada contra a PEC 108 para mostrar aos cidadãos a necessidade da fiscalização e a importância dos conselhos para a defesa da sociedade”.

COPMG 1610