Para debater a PEC 108/2019, parcerias e convênios, chamamento público, fiscalização e dentre outros assuntos, inspetores, representantes de entidades, do Crea Jr-MG e autoridades participaram do Reunião Regional Leste dos Colégios do Crea-MG. O encontro foi conduzido pelo inspetor-chefe de Ipatinga, engenheiro mecânico Eder Rodrigues Faria. “A palavra que define o encontro é aproximação. As discussões foram muito importantes e pertinentes na busca de modernização do Sistema. Conseguimos reunir pessoas que contribuem no avanço para atender a nossas demandas. A gestão está conduzindo um trabalho muito bom para a proteção da sociedade”, avaliou o inspetor Eder. O encontro, que ocorreu no dia 9 de outubro de 2019, e foi o terceiro  dos sete previstos para todo o estado.

A ideia de realizar esses encontros reforçam a interiorização do Conselho e a importância que o Crea-MG dá para as cidades. “Nós queremos participar do dia a dia das cidades. Acreditamos que só assim o país vai crescer. Tudo começa nas cidades, elas são o mundo real. Por isso a nossa gestão procura conversar com todos. Valorizamos muito as prefeituras, as câmaras de vereadores”, afirmou o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges.

O chefe de gabinete da Agência Metropolitana do Vale do Aço (AMVA), engenheiro civil Renato Martins, avalia esse tipo de mobilização como muito importante para os engenheiros e para a região. “Como profissional e como agência vemos essa aproximação e essa visão regional trazida pela atual gestão [do Crea-MG] de forma muito positiva. A agência vê o Crea como um ator muito relevante para o desenvolvimento das cidades e queremos sempre caminhar juntos”, destacou Renato.

PEC 108

Um dos assuntos que mais movimentou a reunião foi o debate da PEC 108/2019, que  pretende acabar com a obrigatoriedade da inscrição dos profissionais nos conselhos profissionais e transformar a sua natureza jurídica de públicos para privados, o que pode inviabilizar uma de suas principais atividades finalísticas, que é a fiscalização. “Hoje, como todos os conselhos, temos poder de polícia. Se a PEC for aprovada não vai ter mais essa fiscalização obrigatória. E o mercado fica aberto para o prático, qualquer pessoa que quiser vai concorrer com o engenheiro”, explicou o presidente Lucio.

Ele disse ainda que o governo não quis dialogar sobre a PEC e disse que qualquer alteração deveria passar pelo Congresso Nacional. “Por esse motivo, estamos buscando o apoio de parlamentares para barrar a PEC 108. Em Brasília, já foi criada a Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos e aqui, na Assembleia de Minas, será lançada, no dia 21 de outubro, uma frente com o mesmo objetivo”, detalhou Lucio.

Protocolo de intenções

image.png

A assinatura de um protocolo de intenções com a Câmara Municipal de Ipatinga, durante o encontro, reforça a disposição do Conselho de trabalhar em parceria com outros órgãos. O protocolo foi assinado pelos presidentes da Câmara, vereador Jadson Heleno, e do Crea-MG, Lucio Borges. “As instituições precisam trabalhar juntas em benefício da sociedade para uma gestão eficiente. Muitas vezes o desenvolvimento não vem a contento porque elas deixam de conversar. Temos percebido que com ações pequenas e de baixo custo conseguimos resolver grandes problemas e estar junto do Crea-MG vai ser muito bom”, enfatizou Jadson.

A diretora Técnica e de Fiscalização do Crea-MG, engenheira civil Maria das Graças Lage, afirmou que esses convênios e parcerias potencializam a fiscalização do Conselho e que os inspetores podem procurar as prefeituras e câmaras para propor os termos de mútua cooperação técnica.

Ponte Digital

Na reunião, também foi apresentado o projeto Ponte Digital, que vai agregar tecnologia, gestão e desenvolvimento interno. Um dos principais pontos é a implantação de uma solução que unifica 17 sistemas utilizados internamente pelo Crea-MG, uma plataforma já implantada por outros 14 Creas.  “As mudanças são pelo bem do Crea-MG, dos profissionais que dependem da nossa atividade e pelo bem da sociedade, que dá o sentido verdadeiro da nossa função pública”, explicou o superintendente de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro civil Jean Marcus Ribeiro.

ipatinga todo

Confira outras fotos em nosso Facebook