Uma equipe formada por cinco fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou ontem, 7 de outubro de 2019, uma blitz de fiscalização na cidade de Cássia. A ação, que será realizada até o dia 11 do mesmo mês, vai averiguar a regularidade em cerca de 230 obras, assim como a regularidade em crédito rural.

O principal objetivo da blitz é verificar a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. Para a inspetora-adjunta do Crea- MG em Cássia, engenheira civil  Bruna Morais Ferreira Gerep, a blitz de fiscalização é uma forma muito eficaz para identificar todas as irregularidades de forma rápida e assertiva. “Em Cássia e região há um grande número de empreendimentos que operam com crédito rural, o que faz com seja necessária a atuação do Crea, e estas fiscalizações também serão executadas no cartório de registro de imóveis. Quanto às obras, no município está sendo construído o Santuário de Santa Rita, que estará entre os maiores do Brasil, por isso, estamos reforçando nossa fiscalização rotineira”, relata ela.

Iniciadas no ano passado, as blitze se caracterizam por serem uma ação concentrada, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as fiscalizações de rotina do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

No primeiro semestre de 2019, foram realizadas 29 blitze em todas as regiões do estado, com um total de mais de 4 mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.