Pesquisar no site...

O Colégio Estadual de Instituições de Ensino (CIE) realizou, no dia 04 de outubro de 2019, a terceira reunião ordinária deste ano. O encontro, que discutiu temas como a pauta de trabalho deste ano, o planejamento do 2º Congresso das Instituições de Ensino e as estruturas curriculares referenciais, contou com a presença de representantes de diversas universidades cadastradas no Crea-MG. 

Durante a abertura, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, destacou a importância do trabalho conjunto entre o Conselho e as instituições. “As escolas e universidade são o nosso início, o nosso berço. Contem sempre com o apoio do Crea. Sabemos que este é um trabalho muito importante, que fortalece nossas profissões, por isso vamos continuar congregando inspetores, entidades, presidência e instituições”, destacou o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges. 

A integração das IEs com o Conselho foi um tema recorrente no encontro. Para o coordenador do CIE, engenheiro civil Rondinelly Geraldo Pereira, a proximidade com o Sistema fortalece a engenharia e tende a melhorar o ensino. “Temos tido o apoio do Crea, que nos dá liberdade para colocar em prática nossos ideiais e projetos. Esse suporte contribui para fortalecer a engenharia e valorizar nossos futuros profissionais”, ressaltou Rondinelly.

Ainda durante a manhã, os presentes discutiram o planejamento do 2º Congresso das Instituições de Ensino, que será realizado em novembro deste ano. O evento, realizado pelas instituições que integram o Colégio, contará com palestras, grupos temáticos, mesa redonda, mostra universitária e será encerrado por um Scientific Happy Hour.

Outro ponto tratado foi o prêmio Profissional Destaque do Crea-MG, que homenageará profissionais nas categorias de educação, autônomos e empresariais que se destacaram na realização de suas atividades. Segundo Rondinelly, o objetivo é “valorizar os profissionais e dar força e visibilidade para as diversas áreas e atividades da engenharia. 

Na parte da tarde, o superintendente de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro civil Jean Marcos Ribeiro explicou que o Conselho preparou uma série de modelos de palestras, voltadas para sociedade, profissionais e empreas, e instituições de ensino, para que haja uma padronização na apresentação do Regional para esses públicos. Na sequência, os representantes das câmaras especializadas apresentaram as estruturas curriculares referenciais das diversas modalidades, que foram debatidas e consolidadas por elas. 

Ao final, a coordenadora da Comissão de Educação do Crea-MG, engenheira civil Davina Braga orientou sobre a necessidade e como deve ser feito o cadastramento das instituições de ensino e cursos no Conselho e avaliou que "os objetivos do Crea estão alinhados com os objetivos instituições de ensino, assim, precisamos nos aproximar e trabalhar juntos".

CIE Reuniao