Os alunos do 7º período do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Itaúna (UIT) Leonardo Lessa Oliveira e Thiago Monteiro dos Reis apresentaram trabalho acadêmico no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc). O evento ocorreu no dia 19 de agosto de 2019, em Palmas-TO, durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

O projeto intitulado "Análise comportamental do desgaste em canais de laminação em função da geometria" foi realizado por meio de coleta de amostras durante o processo produtivo em uma pequena empresa do setor siderúrgico, situada no estado de Minas Gerais. Além de Leonardo e Thiago, o trabalho também foi produzido por Mateus Vitor de Souza e Guilherme Henrique Amaral Almeida, também estudantes do 7º período do curso de Engenharia Mecânica da UIT.

Leonardo avaliou a importância da realização de sua pesquisa para estudantes e profissionais do Sistema. "O nosso trabalho contribui para a engenharia com a possibilidade de caracterização de um modo de falha que é pouco falado no setor de laminados, evidenciando onde ocorre maior nível de perda e onde também conquista uma estabilidade do processo produtivo", apontou.

Para Thiago a participação do Congresso foi uma oportunidade para que outros profissionais conhecessem o estudo. "A nossa pesquisa permitiu que nós da área da engenharia entendêssemos melhor o canal na linha produtiva e quanto tempo ele estaria em boas condições pra trabalhar. Apresentar o projeto no Congresso possibilitou que mais profissionais tivesse acesso ao que nós concluímos e assim pode-se melhorar a atuação profissional", pontuou.

Contecc

O Contecc foi realizado com o objetivo de discutir o cenário de suas realidades locais e nacional, demonstrando exemplos de inovações em empresas, institutos de pesquisas, além de apontar caminhos para que inovações se desenvolvam com técnicas e aplicação de pesquisas que tenham como objetivo promover o desenvolvimento nacional. O evento reuniu profissionais, estudantes e professores das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências para apresentação e conhecimento de demais trabalhos.