Membros do Grupo de Trabalho de Barragens do Crea-MG e da equipe de fiscalização fizeram uma visita técnica ao Centro do Monitoramento Geotécnico da Vale, no dia 06 de setembro de 2019. A visita é parte do plano de trabalho do GT, que tem como objetivo acompanhar operacionalização e padronização de procedimentos para verificação e fiscalização do exercício profissional no desempenho de atividades relativas a barragens.

No Centro, os participantes do GT puderam conhecer e debater sobre as ações que têm sido realizadas pela Vale para monitorar e avaliar as estruturas geotécnicas da empresa, principalmente, na região Sudeste. O sistema de monitoramento utilizado pela empresa conta com dados de radares e câmeras que disponibilizam informações para que o corpo geotécnico da empresa possa avaliar e calcular riscos, promovendo maior segurança. “As discussões foram muito proveitosas e possibilitaram que os membros do GT de Barragens se atualizassem sobre os avanços nas disciplinas da engenharia envolvidas na segurança das barragens”, ressalta João Augusto Hilário de Souza, coordenador do GT.

Além do coordenador do GT, participaram os membros João Paulo Sarmento; Celso de Araújo; Hélio Nonato; Além dos supervisores de fiscalização do Crea-MG Ciro Eustáquio Dias e Newton Reis, e a fiscal Ivania Linhares.