Pesquisar no site...

Durante a semana do dia 19 a 23 de agosto de 2019, o Crea-MG realizou uma blitz de fiscalização nas cidades de Itabira e Guanhães. Nas duas cidades, as ações foram precedidas por reuniões para alinhamento dos procedimentos e distribuição dos fiscais por área.

Itabira

itabira

Os fiscais do Crea-MG estiveram, durante a blitz em Itabira, em 129 obras, serviços e empreendimentos. Na reunião, que antecedeu a ação, foi  discutida a resolução 1.047, do Confea, que dispõe sobre os procedimentos para instauração, instrução e julgamento dos processos de infração e aplicação de penalidades, além da  importância da fiscalização do exercício ilegal da profissão. “A fiscalização é importante porque, ao assegurar que haja um profissional legalmente habilitado responsável pela obra ou empreendimento, podemos dar mais segurança para a população e fortalecer a engenharia”, explicou o supervisor Regional Leste, Rômulo Antônio Campos Braga.

O inspetor-chefe da cidade, engenheiro civil José Silvério de Souza, define a ação como muito positiva. “Nossa semana da Fiscalização na Inspetoria Itabira teve uma resposta positiva imediata dos nossos profissionais e da sociedade, confirmada com comentários  e discussões nos meios de comunicação e encontros sociais. Diante da boa repercussão esperamos em breve uma nova oportunidade e confirmação de outro evento na nossa Inspetoria”, afirmou José Silvério.

 Participaram da reunião para alinhamento da ação, o inspetor-chefe de Itabira, engenheiro civil José Silvério de Souza; a diretora de fiscalização, engenheira civil Maria das Graças Lage, e o supervisor regional Leste Rômulo Braga e os fiscais Antônio Cláudio da Silva, Jânio Franklin Fernandes Carvalho, Marcelo Vieira Gomes e José Ribamar.

 Guanhães

guanhaes

Já em Guanhães, a ação abrangeu 87 obras, serviços e empreendimentos, sendo considerada pelo supervisor da região Leste, Rômulo Antônio Campos Braga, um grande sucesso. “A ação em Guanhães foi extremamente produtiva tanto pela blitz, quanto pela reunião que tivemos com profissionais e entidades. Agora estamos dialogando para intensificar ainda mais o volume de ações na cidade de Guanhães e região”, afirmou Rômulo.

Na reunião ocorrida no Escritório de Representação da cidade, que é ligado a Inspetoria de Itabira, foram propostos o aumento da frequência das blitz e a intensificação de fiscalização em cartório de registro de imóveis e atividades de avaliação junto a comarca local. Estavam presentes, os inspetores-adjuntos, engenheiro civil Alcides Robson da Rocha e engenheiro agrimensor Luiz Pereira Rodrigues, que também é presidente da Associação dos Engenheiros de Guanhães; e diversos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.