No dia 27 de agosto de 2019, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, recebeu o presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), Cássio Braga dos Santos. A entidade trouxe diversas questões como critérios de fiscalização, cálculo de anuidade de pessoa jurídica e o excesso de controle a que estão sujeitos por parte de diversos órgãos . “O motivo principal de nossa visita é entender por que o setor industrial tem que prestar tanta informação à fiscalização do Crea. Isso tem causado um estranhamento e queremos levar a informação a nossa base”, explicou Cássio.

O superintendente de Fiscalização e Atendimento do Crea-MG, engenheiro agrônomo Humberto Falcão, explicou que, muitas vezes, há um equívoco em relação à função dos Conselhos. “O papel do Crea-MG é a proteção da sociedade no que tange ao exercício das atividades de engenharia. A empresa que tenha como atividade básica a engenharia tem que estar registrada no Crea”, esclareceu Humberto. Ele reiterou quemesmo a empresa que não precisa ter registro no Crea, porque sua atividade básica é outra, tem diversos profissionais regulamentados, por isso a fiscalização atua em empreendimentos de outras áreas.

Para o presidente Lucio, é muito importanteque o Ciemg tenha procurado o Crea-MG para conversar sobre essas questões. “É importante que as empresas conheçam os nossos processos”, afirmou Lucio. Ele propôs à entidade que fosse firmado um convênio com o objetivo de estabelecer um canal direto com as 650 empresas que fazem parte da entidade. A ideia é orientar e analisar caso a caso. “Queremos fazer nosso trabalho de forma séria e o Ciemg pode nos auxiliar no combate à irregularidade que cria uma concorrência desleal”, finalizou Lucio. Ficou acertado que o gerente de fiscalização do Crea-MG, engenheiro eletricista Nicolau Neder, e o diretor do Ciemg, Ernani Neto de Almeida, farão a interlocução entre as entidades e o estudo do convênio.

Também participaram da reunião, o chefe de gabinete do Crea-MG Marcos Gervásio e os representantes do Ciemg Maria Eustáquia Soares Godoy e Roberto de Souza Baeta.

bannerciemg2