No dia 12 de agosto de 2019, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, reuniu-se com o deputado federal Rodrigo de Castro, no escritório regional do parlamentar, em Belo Horizonte. Rodrigo manifestou apoio aos conselhos em relação à PEC 108/2019, que propõe o fim da obrigatoriedade da inscrição de profissionais nos conselhos e transforma sua natureza jurídica, de públicos para privados.

O Crea-MG tem discutido e buscado o apoio de diversos parlamentares contra a PEC. “Estamos conversando com deputados estaduais e federais, mostrando a eles o papel e a importância dos conselhos para a sociedade. Também estamos participando dos encontros dos Conselhos [e Ordens Profissionais de Minas Gerais (COP-MG)] e acompanhando as ações promovidas pelos federais. É muito importante a mobilização de todos contra a PEC”, ressaltou Lucio Borges.

Com o objetivo de reforçar o apoio, os deputados participaram da reunião de instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Profissionais, no dia 07 de agosto, na Câmara dos Deputados. Em Minas Gerais, os parlamentares articularam a Frente Mineira em Defesa da Engenharia, com o lançamento marcado para o dia 05 de setembro de 2019, na Assembleia Legislativa (ALMG).

Veja mais:

Parlamentar mineiro discute lançamento da Frente Mineira em Defesa da Engenharia no Crea-MG

Conselhos e Ordens Profissionais de MG se mobilizam contra a PEC 108/2019

Workshop destaca a importância da fiscalização dos Conselhos Profissionais

PEC 108/2019 pode levar à desregulamentação de atividades profissionais

Pela permanência dos conselhos profissionais