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Organizado e editado pelo Crea-MG, o Relatório de Gestão é o documento elaborado para apresentar, esclarecer e justificar os resultados alcançados face aos objetivos e metas estabelecidos no planejamento estratégico. O Relatório demonstra, ainda, a aplicação dos recursos geridos pela Unidade Prestadora de Contas (UPC), isto é, pelo Crea-MG.
 
Em 2019, o Tribunal de Contas da União (TCU) passou a exigir a adoção da estrutura internacional de relato integrado nos relatórios a ele encaminhados. No novo modelo, destinado principalmente à sociedade, o relatório de gestão deve ser conciso e abrangente, redigido em uma linguagem voltada para o cidadão e com foco nos resultados alcançados. 
 
Segundo o controlador do Crea-MG, André Oliveira, o objetivo é a credibilidade e utilidade das prestações de contas, com a divulgação de informações relevantes. "Para alcançar o propósito de constituir-se em instrumento de accountability (prestação de contas, transparência e responsabilização), o relatório de gestão deve ser claro e, com linguagem simples, imagens e gráficos de modo a transformar informações complexas em dados atrativos e facilmente compreensíveis", reforça o controlador.