Pesquisar no site...

No dia 26 de julho de 2019, a especialista em engenharia sanitária Maeli Estrela Borges se reuniu com o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, para convidá-lo para a cerimônia de posse da Diretoria e dos Conselhos Fiscal e Consultivo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), a ser realizada no dia 09 de agosto de 2019, na sede do Crea-MG. Maeli será a vice-presidente da Abes para a gestão 2019-2021.

Maeli trabalhou por 34 anos na Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), nos cargos de assistente, assessora técnica, chefe da Divisão de Planejamento, da Divisão de Operações, da Divisão de Destino Final do Lixo, do Departamento de Transportes, além de diretora de Operações e superintendente. “O Lucio foi meu colega de trabalho na SLU durante seis anos e também na Comissão Permanente de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, a Copagres. Sempre tivemos muita sintonia. Ele tinha de ser o primeiro a receber este convite”, afirmou Maeli.

Para o presidente do Crea-MG, reencontrar Maeli o fez relembrar do seu trabalho na SLU, especialmente na Copagress. “Fui membro da Copagress e tive a oportunidade de acompanhar a implantação dos planos de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em Belo Horizonte e ver a importância da engenharia sanitária para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou.

A SLU foi criada em 1972 e começou a atuar com ações planejadas, sendo a prioridade naquele ano extinguir a boca de lixão que ficava no aglomerado da Ventosa, na região Oeste de Belo Horizonte. Logo que extinguiu o lixão, a SLU implantou no local um aterro sanitário e uma usina de beneficiamento de lixo que produzia o composto orgânico e selecionava materiais recicláveis para a comercialização.

 

Abes-MG - Gestão 2019-2021 

 

Presidente

Rogério Pena Siqueira 

Vice-presidente

Maeli Estrela Borges 

Diretoria

Flávia Mourão Parreira do Amaral

Rodrigo Bicalho Polizzi

Rômulo Resende Silva

Rodrigo Varella Bastos

Primeiro Secretário

William Elia Allam

Segundo Secretário

Eduardo Luiz Rigotto 

Primeiro Tesoureiro

Samir Abud Mauad

Segundo Tesoureiro

Arthur Torres Filho 

Conselho Consultivo

Célia Regina Alves Rennó

Cícero Antunes Catapreta

Fátima Gouvea

Mônica Bicalho Pinto Rodrigues

Valter Vilela Cunha 

​Conselho Fiscal

Alice Libânia

André Amaral Horta

Guilherme Resende Tavares

José Cláudio Junqueira

José Nelson Machado

Nelson Cunha Guimarães  

Representantes junto ao Conselho Diretor

Maria do Carmo Varella Bastos

Ronaldo Vasconcellos Novaes