Pesquisar no site...

O gerente de Fiscalização do Crea-MG Nicolau Neder e os supervisores regionais Edson Leite e Alex Fabiano participaram, nos dias 18 e 19 de julho de 2019, da segunda Reunião Técnica de Fiscalização, etapa Sudeste. Promovida pelo Confea, a reunião teve o objetivo de debater e alinhar as ações e os procedimentos de fiscalização dos Creas de todo o país, tendo por base as boas práticas realizadas pelos Regionais.

Conselheiros federais, integrantes da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), gestores de fiscalização e fiscais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais participaram da reunião que ocorreu no Crea-SP.

Durante o evento foram ministradas diversas palestras que abordaram temas de fiscalização em órgãos públicos, licitações, integração de tecnologia da informação com o Sistema Confea/Crea, entre outros. O supervisor da região Sul do Crea-MG, geógrafo Edson Leite, tratou de um case em que o Regional mineiro fiscalizou o exercício profissional na cadeia do agronegócio. Ele começou o case perguntando como percorrer uma área totalmente desconhecida pela fiscalização? Edson explicou que, em primeiro lugar, o Crea-MG buscou informações junto à Secretaria de Agricultura do município e, de posse dos dados sobre produtores, produção e fazenda, começou a espacializar o material em coordenadas. “Dessa forma, conseguimos roteirizar geograficamente as nossas diligências, mas não bastava conhecer nossa área de atuação”, afirmou.

Edson recordou que três rotas foram criadas para o deslocamento dos fiscais no meio rural, mas havia um problema que era a difícil conexão de internet em áreas remotas. A solução, segundo ele, veio com a adoção de ferramentas do Google, a partir das quais foi criada uma planilha de Excel, para seu posterior preenchimento com os dados de latitude e longitude obtidos. O supervisor afirma que hoje, se eles fossem fazer tudo de novo, seria bem mais fácil, uma vez que teriam tudo no banco de dados.

Na programação, houve uma oficina sobre os encaminhamentos para ações institucionais e atualização de procedimentos e a exibição de dois painéis sobre boas práticas de fiscalização e planejamento. “A reunião foi importante para uniformizar os procedimentos de fiscalização, primar pela eficiência na gestão de recursos públicos e respeitar os profissionais e a sociedade quando estão na condição de fiscalizados”, destacou Nicolau Neder.

A primeira Reunião Técnica de Fiscalização foi realizada em 03 de julho, em Curitiba, com os Creas da Região Sul. Ao todo, serão realizados cinco encontros. Os próximos ocorrerão no Ceará nos dias 19 e 20 de agosto (Nordeste); no Amazonas, em 9 e 10 de setembro (Norte); e no Mato Grosso, em 7 e 8 de outubro (Centro-Oeste).

Edson CreaSP 

 

Com informações do Crea-SP