Pesquisar...

O papel da engenharia no desenvolvimento econômico e social do estado foi o assunto discutido pelos presidentes do Crea-MG, Lucio Borges, e do Confea, Joel Krüger, com o vice-governador de Minas Gerais Paulo Brant. Eles se reuniram no gabinete da presidência do Conselho, antes da abertura do Congresso Estadual de Profissionais. 

Segundo o vice-governador, para que haja uma retomada do crescimento econômico é necessário trazer a engenharia para o centro do debate. “Precisamos por a engenharia no lugar que ela merece e valorizar os profissionais. O papel do Estado é criar um ambiente adequado para que o empreendedor empreenda e o engenheiro trabalhe e crie riquezas, pois só assim vamos mudar este país. Este Congresso é fundamental neste sentido”, ressaltou Paulo Brant.

Para alcançar o desenvolvimento, o presidente do Crea-MG acredita que a engenharia  é protagonista. “Nós, profissionais, temos um papel estratégico para a recuperação da economia e a construção de políticas públicas que valorizem nossas profissões. Sabemos que não há desenvolvimento sem a engenharia, a agronomia e a geociências. Mas para isso é fundamental o apoio do estado, que tem se mostrado interessado pelas questões da engenharia”, destacou Lucio Borges. 

Estar alinhado com o governo do estado, prefeituras e poderes públicos instituídos para debater as propostas para o desenvolvimento regional e nacional é imprescindível, segundo o presidente do Confea. “Ter um vice-governador que é profissional do Sistema facilita muito esse trabalho, porque o conhecimento e a forma dele pensar e agir é semelhante à nossa”, afirmou Joel Krüger. 

Também participaram da reunião, o vice-prefeito de Belo Horizonte Paulo Lamac; o presidente da Associação Mineira de Municípios e prefeito de Moema Julvan Lacerda; a deputada estadual Ana Paula Siqueira; o diretor-presidente da Mútua Nacional Paulo Roberto Guimarães; o presidente do Sinduscon-MG Geraldo Linhares Júnior; o vice-presidente de edificações públicas do Sicepot-MG José Soares Diniz Neto; o ex-presidente do Confea e do Crea-MG Marcos Túlio de Melo; o ex-presidente do Crea-MG Gilson Queiroz Filho; o engenheiro civil e professor da UFRJ Darc Costa eo diretor de Relações Institucionais do Crea-MG Pedrinho da Mata.

Confira as fotos