Pesquisar no site...

Quatro meses após participar de uma reunião, em Brasília, com o senador Carlos Viana, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, recebeu o parlamentar na sede do Conselho. A reunião ocorreu, no dia 1º de julho de 2019, para tratar de questões estratégicas para o desenvolvimento regional e nacional que envolvam a engenharia.

No início da reunião, Lucio Borges apresentou a agenda legislativa do Sistema Confea/Crea para o senador Carlos Viana e destacou alguns projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional. Entre eles, o PLC 13/2013, que caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros, arquitetos e enge­nheiros-agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, estadual e municipal; o PL 1.292/1995, que altera a Lei 8.666/1993, conhecida como Lei de Licitações e o PL 6.699/2002, que propõe a criminalização do exercício ilegal da profissão de engenheiro, arquiteto e agrônomo.

Além dos projetos de lei, o presidente do Crea-MG e o senador discutiram questões estruturais como a do transportes, da logística e da matriz energética. Carlos Viana explicou que ao visitar os municípios mineiros tem percebido a necessidade do Senado se aproximar mais das pessoas, e o estado participar mais das discussões de projetos e ações que promovam o desenvolvimento do país. “Minas Gerais tem que ser ouvida nas principais decisões do país e estamos tentando recuperar isso”, afirmou Viana. 

O senador acrescentou que sua expectativa é de que no próximo ano haja uma recuperação da economia, com investimentos no setor de construção pesada e de energia, dentre outros. Para Carlos Viana é fundamental buscar um equilíbrio entre as regiões do estado, já que há uma diferença muito grande entre elas.

Para promover o equilíbrio e o desenvolvimento sustentável, a engenharia, agronomia e geociências podem contribuir tecnicamente com as ações. Segundo o presidente do Crea-MG, a aproximação do Conselho com os parlamentares tem o objetivo de estabelecer uma agenda mais propositiva e que insira os profissionais nas principais discussões a respeito do crescimento econômico e social do país. “O senador tem feito a defesa de ações importantes para o nosso estado. Essa proximidade contribui para nossa articulação no Congresso Nacional, facilitando a discussão e aprovação das pautas que são relevantes para a valorização da engenharia”, enfatizou Lucio Borges.

Crea MG e senador Viana

 

Leia mais:

Crea-MG participa de ação parlamentar no Congresso Nacional 

Ação parlamentar: Lideranças profissionais mobilizam o Congresso Nacional